Campanha de doação de sangue leva deficientes visuais ao Hemominas e bate meta diária

Evento realizado nesta terça-feira, comemora o Dia do Voluntariado. Cerca de 150 pessoas doaram sangue

Nathália Carvalho
Repórter
28/8/2012
Dia do Voluntariado

A campanha Não é preciso ver para enxergar o próximo. Doe sangue chega a sua quarta edição e, ao longo da manhã desta terça-feira, 28 de agosto, deficientes visuais compareceram ao Hemominas de Juiz de Fora para realizar doação de sangue. A celebração é uma parceria entre a Fundação João Teodósio Araújo (Associação dos Cegos de Juiz de Fora) e o Hemocentro Regional. Além dos deficientes, amigos, funcionários e professores da associação também estiveram no local realizando a ação.

A expectativa da campanha é de que a mobilização ajude a despertar a atenção da população para a causa, em comemoração ao Dia do Voluntariado, celebrado nesta terça-feira. De acordo com a instrutora de artesanato da Associação dos Cegos e responsável pela ação, Solange Gomes Mendes, a importância da campanha está em valorizar e incentivar a prática entre aqueles que estão dispostos a ajudar. "Esta parceria existe desde 2009, e todo ano fazemos questão de mostrar para os alunos como é necessário ajudar as pessoas que estão precisando dessa mobilização", diz.

Segundo Solange, cerca de 12 pessoas doaram sangue. "Nem todos os nossos alunos puderam doar, mas a ideia é que eles levassem outras pessoas para poder representar, sejam elas familiares ou amigos", explica. Um dos doadores que participa da iniciativa desde o início, José Luiz de Sousa e Silva, acabou tornando-se frequente doador, comparecendo ao Hemocentro a cada três meses. "É muito simples ajudar. Se ninguém chamar a nossa atenção, acabamos por não perceber o quanto é bom e gratificante saber que podemos colaborar. Só precisamos usar um pouco de nosso tempo para isso."

Batendo metas

De acordo com a responsável pelo setor de captação de sangue do Hemominas, Ana Elisa Alvim, o movimento desta terça bateu a meta de doações diárias do órgão. "A nossa meta é de 150 doações por dia, algo difícil de ser superado. Ainda no início da tarde, já tínhamos ultrapassado este número, graças à campanha e ao grande movimento observado", explica. Para ela, a importância da ação está em divulgar a causa e chamar a atenção para a necessidade de ajudar. "Quando as pessoas percebem essa grande manifestação de doações, igual foi hoje no Dia do Voluntariado, elas acabam se espelhando e doando também."

Quem pode ajudar

De acordo com a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Campanha de doa??o de sangue leva deficientes visuais ao Hemominas