Sexta-feira, 14 de novembro de 2014, atualizada às 17h41

Escritor lança livro "Flores Artificiais" nesta terça-feira no Mamm

Lucas Soares
Repórter

Na próxima terça-feira, 18 de novembro, o escritor juiz-forano Luiz Ruffato (foto ao lado) vai lançar o seu mais novo romance: "Flores Artificiais" (Companhia das Letras,2014). O evento acontece às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes(Mamm). O trabalho é baseado na compilação de histórias presentes num manuscrito que o autor recebeu de um desconhecido, rompendo as fronteiras entre ficção e realidade.

O livro parte a partir de uma correspondência de um desconhecido que chega à casa de Luiz Rufatto. No malote, várias memórias do engenheiro Dório Finetto, conterrâneo do autor e funcionário do Banco Mundial. No exercício da profissão, Finetto viajou pelo mundo. De Beirute a Havana, passando por Hamburgo, Timor Leste, Buenos Aires e outros lugares, o engenheiro colecionou grandes histórias e personagens inesquecíveis, mostrando-se um observador sensível da vida que o rodeava e das pessoas que conhecia.

A reunião desses episódios, intitulados "Viagens à terra alheia" no volume original recebido pelo escritor mineiro, transforma-se no romance "Flores Artificiais" no momento em que Ruffato percebe, no fio condutor que reunia os casos narrados, a vida de Finetto em pano de fundo.

A partir daí, Ruffato decide imiscuir-se nas as oito histórias que compõem o miolo livro, talhando-as com força literária que lhe é peculiar, e acrescentando uma apresentação do "autor-personagem" e uma carta do narrador, no início, e ao final um "memorial descritivo" esclarecendo a biografia protagonista.

O resultado é uma unidade espelhada. Dório Finetto dá testemunho vidas e histórias que conheceu em suas memórias. Suas memórias, nas mãos de Luiz Ruffato, dão testemunho da vida de Finetto.

Com informações da Assessoria de Imprensa

ACESSA.com - Escritor lan?a livro "Flores Artificiais" nesta ter?a-feira no Mamm