Festa tradicional irlandesa será comemorada pela primeira vez em Juiz de Fora

O Cultural Bar prepara um evento temático em homenagem ao Saint Patrick's Day, já comemorado em várias cidade do Brasil e do mundo

Angeliza Lopes
Repórter
17/03/2015
festa

Guardar um trevo ou procurar duende verde no final do arco-íris são sinônimos de sorte e fortuna, que já fazem parte da cultura popular brasileira. Mas poucos sabem que estes símbolos folclóricos são importados das tradições de um dos países das ilhas britânicas, que é a Irlanda. Outra tradição irlandesa que ganha espaço em todo Brasil e será comemorada pela primeira vez em Juiz de Fora é a festa Saint Patrick's Day. O evento será nesta sexta-feira, 20 de março, no Cultural Bar, no Salvaterra. A festa homenageia o dia de São Patrício, padroeiro do país europeu, e é tendência pela temática extrovertida e jovial.

No dia o que vale é representar os costumes irlandeses usando cartolas, roupas típicas e as cores da bandeira da Irlanda priorizando o verde, cor favorita do padroeiro. O trevo de três folhas também é muito usado nas caracterizações para a celebração, já que São Patrício o usou para explicar a santíssima trindade aos pagãos celtas. De acordo com o produtor de eventos Lucas Souza, o Patrick's Day está cada vez mais ganhando espaço no calendário nacional, sendo que, atualmente, a maior festa realizada no país acontece na capital mineira, Belo Horizonte. Florianópolis e São Paulo também já aderiram à tradição.

"São eventos que saem da mesmice e tornam-se marcos nas programações locais. O fato de Juiz de Fora ter estudantes como boa parte do público noturno, faz com que as festas temáticas sejam mais atrativas, pela descontração mais jovem. Essa nova tendência tem tanto apelo que atrai público de outras cidades, inclusive", destaca o produtor do Cultural.

Cardápio especial

Para entrar na temática de Saint Patrick, a casa será toda decorada com a cor verde e terá um cardápio especial com comidas diferenciadas, chopp verde, cerveja Heineken, vendas de produtos típicos e distribuições de brindes. O chefe Leandro Monteiro, responsável pela elaboração do cardápio, conta que será montado um bar exclusivo, onde os participantes poderão adquirir os pratos. As opções serão o tradicional cachorro-quente irlandês, fish chips (isca de peixe), cupcake recheado com brigadeiro e decorados com trevos verdes e cookie com gotas de chocolate verde.

"Os pratos eram todos artesanais, sendo que as culinárias mais típicas serão o cachorro-quente, que é o pão, salsicha especial e mostarda, e a isca de peixe empanado. As guloseimas decoradas são mais para fazer uma brincadeira com as cores verdes, que referenciam Saint Patrick e o personagem Leprechaun, figura mitológica irlandesa que representam os guardiões de tesouros", explica Monteiro.

festa festa

Música e traje irlandês

O produtor de eventos ressalta que os participantes que forem trajados com roupas verdes ganharão desconto na entrada. "Queremos estimular a tematização da festa, para deixá-la divertida. Quem comprar ingresso antecipado ganhará um kit com cartola e camisa."

Os shows confirmados para a noite são Montreux, que abre tocando os clássicos do rock da década de 70, Acoustic N'Roll lançando seu primeiro EP, como show principal da festa e 8 Bits encerrando com os clássicos pops da década de 80. Seguindo a tendência destas festas, o estilo musical que guiará a noite é o rock n' roll. "As três bandas terão seus repertórios baseado nos grandes artistas da história, porém, não deixando de lado bandas clássicas da Irlanda como U2, Cramberries e Thin Lizzy", lembra Souza.

Promoção

Quer faturar um par de convites para esta festa?

Para participar escreva uma frase no comentário desta matéria, dizendo porque você merece ganhar, até as 9h, desta quinta-feira, 19 de março. A frase mais criativa vai poder conferir o evento de perto.

ACESSA.com - Festa tradicional irlandesa ser? comemorada pela primeira vez em Juiz de Fora