Sexta-feira, 26 de agosto de 2016, atualizada às 12h25

Artistas locais se apresentam em nova edição do Central de Compositores no sábado

Da redação
foto

Com participação de Thiago Miranda, Luísa Moreira, Carol Serdeira, Raí Freitas, Me Gusta Xagusta (Gustavo Agostinho), Mangalô e Duin, e do pocket-show de Dudu Costa & Cacáudio, acontece no próximo sábado, 27 de agosto, a segunda edição do projeto Central de Compositores. Com palco montado na praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central, os shows serão das 11h às 13h e têm o objetivo de valorizar e divulgar a produção musical de artistas de Juiz de Fora. O projeto é uma realização do Cine-Theatro em parceria com a marca Chico Rei.

Segundo o diretor do Central e idealizador do projeto, Carlos Fernando Cunha, que também é cantor e compositor, a repercussão da estreia do projeto, no dia 16 de julho, foi muito positiva. “A praça ficou cheia, não só de quem foi para o evento, mas de pessoas que passavam no Calçadão e pararam para assistir. Muitos músicos que não estavam se apresentando também foram prestigiar”. Carlos Fernando ressalta que é preciso incentivar a cena da música autoral de Juiz de Fora. Além disso, um dos objetivos de sua gestão à frente do Central é ‘abrir’ o teatro para a rua, aproveitando o grande movimento na Praça João Pessoa.

Artistas locais

Ser músico, muitas vezes, é seguir um caminho ingrato. Até que se consiga uma boa visibilidade e agenda de shows, é necessário muito trabalho duro e dedicação. A cantora Carol Serdeira, participante da edição, conta que tem orgulho de ser dessa geração de artistas da cidade que, em vez de só reclamarem, criam e realizam oportunidades como esta. “A Central de Compositores é uma iniciativa linda que valoriza e multiplica a cultura da cidade, e isso é muito importante para Juiz de Fora. A música independente sempre viveu à margem do mercado musical. Mas nos últimos anos, em especial com a ajuda das redes sociais, a gente consegue levar nosso trabalho para quem quer ouvir, sem precisar de gravadoras e grandes empresários”.

Outro participante é o músico Thiago Miranda, que se apresentou recentemente no palco do Cine-Theatro Central e retorna para mais um show, desta vez no projeto Central de Compositores. “Um projeto que, por si só, promova artistas da cidade já é louvável, independente de como se desenvolva. Associar o Cine-Theatro Central, que é um patrimônio da nossa cidade, para aproximar a cultura das pessoas é brilhante. Torço muito para que a iniciativa se perpetue e tenho muito gosto em participar.”

Inscrição

Os músicos que se interessarem em participar da terceira edição do evento, agendada para 3 de setembro, deverão enviar dois links de vídeos ou dois áudios de composições próprias para o e-mailtheatrocentralufjf@gmail.com. A formação do grupo deverá ser adequada ao sistema de som disponibilizado (pequeno porte, ideal para vozes, violões e percussão). Cada artista selecionado terá dez minutos para realizar sua apresentação.

Com informações da UFJF

ACESSA.com - Artistas locais se apresentam em nova edi??o co Central de Compositores