Quarta-feira, 14 de setembro de 2016, atualizada às 15h50

Sarau promove tarde de arte e cultura neste sábado na Praça CEU da Zona Norte

Da redação
foto

Uma mistura de poesia, dança, música, fotografia, artesanato, identidade e estética negra estão entre as atrações do “1º Sarau Sideral – Encontros Lítero-artísticos”, que acontece no próximo sábado, 17, no Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel Romualdo de Oliveira (CEU), na Zona Norte de Juiz de Fora. A programação tem atividades para todas as faixas etárias e acontece das 14h às 19h, com entrada franca.

Conforme o coordenador de Cultura do CEU, André Noronha, a proposta é que o evento tenha periodicidade mensal, sempre abordando um tema diferente. “Na edição de estreia, optamos por evidenciar o potencial da mulher. Queremos mostrar o feminino sob a ótica feminina. A homenageada do dia é a poeta Ana Cristina Cesar. Singular e plural, pop e clássica, ela sempre provocou em seus textos o debate sobre o feminismo”.

O potencial e o papel social e cultural da mulher darão o norte das três Rodas de Conversa programadas para o sábado. Durante o sarau, será mantido um estande para troca de livros de literatura. “Quem tiver algum exemplar parado em casa pode levá-lo para permutar por outro. A ideia é incentivar a leitura”, pontua André. Dentro dessa proposta, também estão previstos o “Varal de Poesias”, no qual o público poderá retirar fragmentos de poemas de autores diversos, e o “Correio Poético”. Os participantes poderão ter mensagens datilografas em uma antiga máquina de escrever para entregar ao destinatário escolhido.

Outra atividade prevista é o projeto “Quem é o autor”. André explica que “as pessoas devem descobrir o escritor de determinados fragmentos de texto. Os que acertarem terão os nomes incluídos em um sorteio de kits de produtos da Lei Murilo Mendes, programado para o fim do evento”. Durante toda a tarde, haverá exposição de peças de artesanato produzidas pelos alunos das oficinas permanentes do CEU/Zona Norte, e, às 17h, haverá apresentação de um espetáculo de balé com meninas de 7 a 11 anos, também atendidas nas oficinas da unidade. Com o objetivo de incentivar o talento do público, o microfone será aberto para quem desejar cantar, recitar textos ou dançar.

Programação completa

14h– Abertura
Feira de Troca de Livros, “Quem é o Autor” e “Varal de Poesias”
16h - “Correio Poético”
17h - Apresentação de balé
18h - Sorteio | “Quem é o Autor”, “Microfone Aberto” e Rodas de Conversa
14h30 - “Mergulhando na Literatura: a vida e a obra de escritoras de best-seller” | Ana Clara Marrazzo e Luara Alves

Grupo de Leitores do CEU
15h30 - “Identidade e Estética Negra” | Priscila França | Sublime Quilombo
16h – “O que a memória ama fica eterno – uma conversa sobre o feminino e o amor” | Raquel Pinheiro | Professora da UFJF.

Com informações de

ACESSA.com - Sarau promove tarde cultural neste s?bado na Pra?a CEU na Zona Norte