Terça-feira, 8 de novembro de 2016, atualizada às 17h40

Inscrições abertas para oficina de bonecas africanas

Da redação

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, Juiz de Fora terá uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, artesanato tradicional de origem africa. A ação é organizada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e terá lugar na Biblioteca Municipal Murilo Mendes no dia 23 de novembro, das 9h às 12h.

O curso será ministrado pela artesã e arte-educadora Cláudia Müller, do Matintah Pereira – Artesanato Sustentável, de São Paulo. A taxa de inscrição é de R$ 35, que cobre o material utilizado e o certificado do curso, e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (32) 3690-7049.

As bonecas Abayomi (“encontro precisoso”, em Iorubá) eram produzidas pelas mães africanas na tentativa de acalentar seus filhos durante as viagens nos navios que faziam o tráfico de escravos da África para o Brasil. As peças eram criadas com retalhos rasgados de saias e não tinham costuras, apenas tranças e nós. Outra característica das bonecas é que não possuem demarcação de olho, nariz e boca. As bonecas serviam como amuleto de proteção e tornaram-se símbolo de resistência na cultura Iorubá.

Com informações da PJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.