• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 5 de outubro de 2017, atualizada às 15h33

    Nova edição do Encrespa Geral  acontece neste domingo no Dnar Rocha

    Da redação

    Com foco na valorização da identidade negra e no combate ao racismo, o projeto Encrespa Geral terá sua sétima edição no próximo domingo, 8 de outubro, das 13h às 18h, no Centro Cultural Dnar Rocha, que fica na Rua Mariano Procópio, 973. Com apoio da Funalfa, o projeto tem entrada franca e incentiva o fortalecimento da autoestima, da estética e da cultura afro-brasileira e africana, em Juiz de Fora.

    A programação inclui a exibição dos documentários “Afrodites” e “O Disfarce Perfeito” e uma feira afroempreendedora, com roupas, acessórios, bolsas, tecidos e alimentos, entre outros produtos. Também estão confirmadas a apresentação do grupo de artes cênicas 'As Ruths', intervenção poética com o Coletivo Descolônia e pockets shows com o cantor Elmir Santos e o grupo Samba com Ellas.

    O tema desta edição é “Visibilidade x Representatividade”, cuja proposta é analisar a presença da população negra nos meios de comunicação. Entre as debatedoras estão Karina Vieira, carioca, diretora de comunicação da AUR e social mídia do Baobá - Fundo para a Equidade Racial e a juiz-forana Renata Dorea, cineasta e artista visual. A mediação da roda de conversa será feita por Raízza Prudêncio, artista visual e designer de Juiz de Fora.

    Encrespa Geral

    A ideia do Encrespa Geral surgiu em São Paulo em novembro de 2013. Hoje ele é realizado em 22 municípios brasileiros, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Maceió, Porto Alegre, além de seis cidades do exterior. Em Juiz de Fora, a adesão do público é crescente. Conforme uma das organizadoras, Denise do Nascimento Santos, em 2016, cerca de 400 pessoas de diferentes idades prestigiaram o evento.

    Programação

    • 14h30 – Exibição do documentário “Afrodites”. Direção: Renata Dórea. Duração: 21min. Ano: 2016. País: Brasil. Sinopse: Jovens mulheres em suas memórias sobre a transição capilar.

    Exibição do documentário “O Disfarce Perfeito”. Direção: Jéssica Ribeiro. Duração: 18 min. Ano: 2016. País: Brasil Sinopse: O documentário apresenta a cultura de desenhos produzidos por cabeleireiros que fazem a cabeça dos jovens em Juiz de Fora.

    • 15h15 – Roda de Conversa com o tema “Visibilidade x Representatividade”
    • 16h – Pocket show com Elmir Santos
    • 16h30 – Apresentação do grupo de artes cênicas As Ruths
    • 17h – Pocket show com o grupo Samba com Ellas


    Com informações da Funalfa

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.