Terça-feira, 31 de outubro de 2017, atualizada às 18h52

Exposição “Esplendor das Formas” pode ser visitada no feriado

Da redação

Na quinta-feira, 2, feriado do “Dia de Finados”, e sexta, 3, ponto facultativo nas repartições municipais, o Museu Mariano Procópio permanecerá aberto, com as opções de visitação ao parque e à exposição “Esplendor das Formas”. Essa mostra, aberta ao público desde 2016, na Galeria “Maria Amália”, possibilita o acesso à parte do acervo da instituição. Ela reúne mais de 230 esculturas, que ajudam a contar histórias, representando diferentes épocas e estilos artísticos.

Um dos núcleos da mostra é denominado “Para não Esquecer”. Nesse espaço estão esculturas vinculadas à representação e homenagens a grandes personalidades, feitas em vida ou após a morte. Entre outros objetivos, as obras de arte também podem guardar um desejo de permanência, e, por meio do registro das formas, ajudam a continuar a história daqueles que já não estão mais presentes em forma física, mas continuam vivos na memória. Em bronze, mármore, terracota e gesso, as peças do núcleo apresentam esculturas que retratam Tiradentes, Oswaldo Cruz, Visconde do Rio Branco e Barão do Rio Branco, entre outros.

Na exposição é possível também visualizar a vitrine de máscaras mortuárias, objetos que até o século 19 costumavam ser feitos para servir de lembrança e modelo para criação de retratos. A vitrine conta com a máscara original de Mariano Procópio Ferreira Lage, além de réplicas de outras personalidades.

A exposição “Esplendor das Formas” funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. A visitação é gratuita.


Com informações da PJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.