Quarta-feira, 9 de maio de 2018, atualizada às 7h50

Museu Ferroviário terá programação especial na próxima semana

Da redação

Entre os dias 14 e 20, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora, localizado à Avenida Brasil 2001, Centro, em parceria com a Divisão de Patrimônio Cultural da Funalfa (Dipac) participa da programação da Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema este ano é Museus Hiperconectados, novas abordagens, novos públicos.

Como forma de inserir a temática proposta pelo Ibram, o museu fará trabalho de resgate da história das conexões feitas através da ferrovia, por meio dos ramais e estações, e das tecnologias de comunicação, que foram desenvolvidas junto às linhas férreas. Entre as atividades, serão realizadas visitas guiadas ao acervo, inauguração do tour virtual 360º do Museu Ferroviário no Google Street View, aula aberta, além de Encontro de Colecionadores e apresentações musicais, com as bandas Algarabya e Tata Chama e as Inflamáveis.

Inscrições para visitas guiadas gratuitas

Ainda é possível inscrever instituições de ensino nas atividades da Semana de Museus. A participação será feita em dois momentos, com visita guiada ao acervo e abordagem histórica local, situando o público sobre o que foi e o que é a ferrovia, com seus aspectos históricos e tecnológicos. As atividades serão realizadas com turmas acima do sexto ano, ensino técnico ou superior, em grupos de, no máximo, 40 estudantes. As visitas serão entre os dias 14 e 18 de maio, com duas turmas diárias: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. É necessário realizar o pré-agendamento através do telefone 3690-7055 ou pelo e-mail contatomfjf@gmail.com e seguir as instruções fornecidas pela equipe do museu.

Ação educativa

Além das visitas guiadas para instituições de ensino, serão oferecidas 20 vagas para a ação educativa direcionada à comunidade em geral, De Estação em Estação: As Conexões Ferroviárias do Passado ao Presente, em 18 de maio. Os agendamentos também podem ser feitos entre esta quarta-feira, 18, a 9 de maio, pelo telefone 3690–7055, ou pelo e-mailcontatomfjf@gmail.com. Deverão ser informados nome completo, telefone, e-mail e documento de identidade. As inscrições serão confirmadas através de telefonema feito pelo próprio pessoal do museu, com os 20 primeiros inscritos, não havendo abertura de lista de espera.

A proposta é que a ação seja realizada em duas etapas: no Museu Ferroviário, para conhecer a história da ferrovia, e na MRS Logística, no passeio ao Centro de Controle Operacional (CCO), com explicações sobre o tráfego de trens comerciais e a compreensão da importância de uma boa conexão entre operador da máquina e quem está à frente de um computador no CCO.

Programação

14/05 | 9h
Abertura - Lançamento da plataforma de visita virtual 360º do Museu Ferroviário no Google Street View.

14/05 a 18/05
Ação educativa para instituições de ensino (A inscrição deve ser realizada previamente).

14/05 a 19/05 | das 9 às 17h
Exposição "Conceição de Leopoldina", com documentos, fotos e objetos dessa que foi a única mulher trabalhando em Juiz de Fora pela Leopoldina Railway na sua época.

18/05 | das 9 às 11h
Ação educativa “De Estação em Estação: As Conexões Ferroviárias do Passado ao Presente” (A inscrição deve ser realizada previamente).

18/05 |das 18 às 20h
Aula aberta com o tema “Evolução Social Das Mídias: De Gutenberg A Zuckerberg”, com os professores Waldyr Imbroisi, Jodenir Souza e Henrique Lage Chaves.

19/05| das 10 às 14h
Encontro de Colecionadores de Juiz de Fora.

19/05 | das 16 às 20h
Apresentação com a banda “Algarabya” e “Tata Chama e As Inflamáveis”
* R$ 12

ACESSA.com - Museu Ferrovi?rio ter? programa??o especial na pr?xima semana