Quarta-feira, 29 de agosto de 2018, atualizada às 14h20, atualizada Terça-feira, 4 de setembro de 2018, às 18h30 e Quinta, 13 de setembro, às 9h

Festa Alemã do Bairro Borboleta vai comemorar os 160 anos da Imigração Germânica

Jorge Júnior
Editor

Começa nesta quinta-feira, 13 de setembro, a 24ª Deutsches Fest , no Bairro Borboleta. O evento, que começaria no dia 6, foi adiado após o Corpo de Bombeiros solicitar alteração na estrutura. A programação se estenderá até o dia 23.

Nesta edição serão comemorados os 160 anos da Imigração Germânica em Juiz de Fora.

O evento ocorre no mesmo local dos últimos dois anos, na Rua José Lourenço (Schuchter). "A via era o 'caminho' utilizado pelos imigrantes alemães residentes na Colônia de Cima (atual Bairro São Pedro) e também da Colônia do Meio (agora, Borboleta), para chegarem ao centro da cidade", explica o presidente da Associação Alemã, Salcio Del Duca.

A mudança do local, segundo Salcio, fez com que fossem criados mais espaços gastronômicos e culturais. "Este anos teremos 12 mini-restaurantes, além de boxes de artesanatos típicos, estacionamento na entrada da festa para mais de 500 veículos e sistema binário em mão única, facilitando o acesso dos visitantes".

Na festa típica, será lançada a pedra fundamental do pórtico de entrada do bairro alemão e a entrega da primeira edição da Medalha do Imigrante Germânico, destinada a pessoas e entidades que contribuíram para o resgate e a preservação da cultura.

Outra novidade é a participação de cervejarias locais, como a Antuérpia, Barbante, Brauhaus, Grizas, Mr. Tugas, São Bartolomeu, Fathach, Arena Breja, Gaviloli, Nork, Wäls e Spartacus.

A programação conta, ainda, com o concurso de tomadores de chope em metro, de comedores de salsichão, além do chapéu mais enfeitado, o arco mais bonito, bierwagen  e olimpíadas folclóricas. Para as crianças, será montado um kinderplatz, com diversos brinquedos.

Livros

Os autores Jakeline Lisbôa e Salcio Del Duca vão lançar o livro "As cervejarias de imigrantes alemães e teuto-brasileiros em Juiz de Fora: Pioneirismo da produção cervejeira em Minas Gerais". Além desse, haverá divulgação das obras, Turnerschaft-Club Gymnastico de Juiz De Fora (Jakeline Lisbôa), "Direitos Sociais em Perspectiva" (Antonio Gasparetto Junior) e "Chucrute, Danças, Chopp e Determinação" (Luiz Antonio Stephan).

Atrações

A banda Alemão Cascudo vai embalar o evento todos os dias. Os grupos típicos Camerata Gustav Reich e Schmetterling Kapelle também estarão presentes no palco. Haverá a estreia do quarteto Heimatland, oriundo da comunidade que recebe a festa.

Os grupos folclóricos Blumenberg, Bauerngruppe, Bergstadt e Mosel (de Petrópolis - RJ), Bergfreunde (de Campinhos de Domingos  Martins - ES), Macauã e os alunos da Escola Municipal Elpidio Correa Faria do bairro Borboleta também estão confirmados.


ACESSA.com - Festa Alem? do Bairro Borboleta vai comemorar os 160 anos da Imigra??o Germ?nica