Projeto Cidades Invis?veis retrata cultura juizforana Feira livre da avenida Brasil e obra do cineasta Jo?o Carri?o
s?o os temas escolhidos

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
Madalena Fernandes
Revis?o
26/01/2009

A obra do cineasta juizforano Jo?o Gon?alves Carri?o (27/07/1886 ? 20/06/1959) e a diversidade cultural da feira livre da avenida Brasil ser?o retratados nos filmes de curta-metragem do projeto Cidades Invis?veis. As filmagens come?aram no ?ltimo domingo, dia 25 de janeiro, e continuam durante esta segunda-feira, dia 26.

Os recursos para a produ??o foram obtidos atrav?s do Pont?o de Cultura Digital do Minist?rio da Cultura (MinC). Em Minas Gerais, o projeto ? coordenado pela Rede Minas de Televis?o e pelas ONGs Contato (Belo Horizonte) e F?brica do Futuro (Cataguases).

Intera??o cultural

De acordo com o coordenador de produ??o do projeto Cidades Invis?veis, Fernando Lib?nio, o principal objetivo do MinC ? promover a intera??o e a aproxima??o dos pontos de cultura de todo o pa?s, atrav?s do incentivo do Pont?o de Cultura Digital. O projeto mineiro abrange nove cidades (Ouro Preto, Divin?polis, Janu?ria, Juiz de Fora, Pirapora, Uberl?ndia, Vi?osa, Pouso Alegre e Ara?ua?). Em cada uma delas, ser?o produzidos dois curtas para veicula??o nas afiliadas da Rede Minas de Televis?o.

Fernando explica que o diferencial do Cidades Invis?veis ? a participa??o da TV P?blica. "Ao levar a produ??o dos pontos de cultura para a televis?o, vamos fortalecer a cultura local e dar mais visibilidade aos pontos", garante.

Com isso, a expectativa ? de que cada localidade mantenha a produ??o audiovisual atrav?s da interface com a TV p?blica mesmo depois do fim do projeto.

JF em cena

Na feira livre da avenida Brasil, a equipe de produ??o itinerante fez cerca de 1 h e meia de filmagens. A ideia ? mostrar a diversidade cultural encontrada na feira atrav?s do depoimento de personagens conhecidos, entre vendedores e entusiastas. A escolha do tema foi feita pela afiliada da Rede Minas em Juiz de Fora.

Foto de material de arquivo de Jo?o Carri?o Foto Making of do curta-metragem

A abordagem da obra de Jo?o Carri?o foi uma op??o da equipe de produ??o, em fun??o da impossibilidade do Ponto G de Cultura do Movimento Gay de Minas de participar. A ONG est? sem receber verba desde 2006 e, por isso, suspendeu as atividades externas. "Depois de fazer uma pesquisa, decidimos mostrar um pouco mais da produ??o desse cineasta, que ? um dos mais importantes do estado", justifica o coordenador de produ??o.

Al?m dos depoimentos, o curta vai mostrar imagens de algumas obras de Jo?o Carri?o. Para Lib?nio, o uso do material de arquivo ? importante para mostrar a contribui??o do cineasta para o cinema brasileiro. "Como o acervo foi restaurado, acreditamos que vai ser uma boa maneira de levar a obra do cineasta ao conhecimento da popula??o."

O maior desafio do projeto, segundo o coordenador de produ??o, foi trabalhar a forma??o das pessoas dos pontos de cultura para lidar com o audiovisual. "Como o tempo era curto e apenas dois dos nove pontos j? trabalhavam com audiovisual, nosso maior desafio foi a prepara??o dessas pessoas, do ponto de vista conceitual e t?cnico do trabalho."

Os filmes, de um minuto de dura??o, v?o ser exibidos na grade de programa??o da TVE Juiz de Fora, no espa?o destinado aos interprogramas. A expectativa ? de que os 18 filmes de todos os munic?pios estejam prontos para a veicula??o a partir do m?s de abril.

Cidades Invis?veis

Juiz de Fora ? a segunda cidade visitada nessa terceira e ?ltima etapa do projeto, que teve in?cio em agosto de 2008 com a prepara??o conceitual dos participantes. A pr?xima parada da equipe t?cnica itinerante, composta por seis pessoas, ? Vi?osa.

A previs?o ? de que as filmagens sejam conclu?das na segunda quinzena de fevereiro. A partir da?, os filmes ser?o editados - processo que deve levar cerca de 40 dias.

*Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o na UFJF