mat?ria em audio

Reconstruir Iniciativa de amigos sensibilizados com fam?lias que perderam suas casas motiva cria??o de ONG

Djenane Pimentel
Rep?rter
03/03/2005

Associa??o Juizforana Pr?-Moradia Reconstruir A Associa??o Juizforana Pr?-Moradia Reconstruir se iniciou por meio da iniciativa de um grupo de amigos, sensibilizados com o problema de muitas fam?lias que perderam suas casas no in?cio de 2004, com as chuvas torrenciais que ca?ram em Juiz de Fora. O grupo se reuniu, ent?o, para tentar arrecadar fundos para ajudar a uma fam?lia bastante necessitada e, a partir da?, viu que podia fazer mais.

"Come?amos a trabalhar meio que em off, porque a ONG ainda n?o estava regularizada. Mas, atualmente, ela j? se encontra registrada em cart?rio, perante o poder p?blico. Possu?mos conta banc?ria, estamos construindo um site na internet e, al?m disso, estamos montando uma campanha publicit?ria para ser veiculada na televis?o, para que a popula??o venha a nos conhecer e nos ajude", afirma o tesoureiro da ONG, Ricardo de Paiva Guedes (foto abaixo).

Motivados para come?ar

Ricardo Guedes A Associa??o tem como proposta principal auxiliar os desabrigados das chuvas a reconstruirem suas casas. Mas, segundo Ricardo, ela tamb?m possui um objetivo mais amplo: reconstruir a pr?pria vida destas pessoas, tanto no lado emocional como no educacional. "Entendemos que, a partir do momento que algu?m possui um teto, esta pessoa j? come?a a ter esperan?a, a ter vontade de melhorar de vida. Se estiver totalmente desassistida, nunca vai ter oportunidade".

A ONG Reconstruir tem, hoje, cerca de 50 colaboradores e 15 membros oficiais. De acordo com Ricardo, no ano passado foram realizados v?rios eventos e festas, no intuito de arrecadar fundos para ajudar ? fam?lia escolhida. "Os recursos que conseguimos no ano passado partiram tamb?m da boa vontade de v?rias bandas de rock de Juiz de Fora, que se dispuseram a fazer shows cedendo o cach? para n?s, assim como a casa noturna, que cedeu a bilheteria. Foram arrecadados em torno de nove mil reais, dinheiro repassado ? fam?lia necessitada que, hoje, j? se encontra na casa reformada".

Ricardo diz que, apesar de somente terem ajudado uma fam?lia at? o momento, os membros da ONG est?o animados e motivados para come?ar logo. "Vamos come?ar a partir de alguns levantamentos da Prefeitura, de fam?lias que est?o vivendo em abrigos; fazer uma lista de prioridades e levantar fundos para ajudar", conta.

Como ajudar

O tesoureiro informa que as doa?es s?o bem-vindas, e que a ONG tamb?m aceita doa??o de material de constru??o. Como ainda n?o possui sede pr?pria, o contato com a ONG pode ser feito pelo email reconstruir@acessa.com ou pelo telefone 3231-4541 (Regina).