mat?ria em audio

Contribua com doa??o de leite materno Banco de Leite faz campanha para aumentar estoque e prevenir
falta de leite em per?odo de f?rias e festas de fim de ano


S?lvia Zoche
Rep?rter
21/11/2006

Atualmente, o banco de leite materno da AMAC (Rua Esp?rito Santo, 1.023) atende cerca de 35 beb?s internados em UTI-neonatal de Juiz de Fora e regi?o. Segundo a coordenadora executiva do banco, a pediatra consultora em aleitamento materno pelo instituto americano, M?rcia Mizrahy, o n?mero de doa?es tem sido suficiente para atender a quantidade de pedidos. "Mas nossa inten??o ? aumentar a quantidade de leite no banco". A doa??o ? realizada sob prescri??o m?dica. "Normalmente, os hospitais j? nos enviam".

Ela lembra que no per?odo de f?rias e festas de fim de ano h? uma tend?ncia na queda no n?mero de doa?es. "Queremos aproveitar que esta ?poca desperta o esp?rito de solidariedade para aumentar o estoque". Para ser doadora ? preciso estar amamentando, ter boa sa?de e sentir que est? com excesso de leite. "? aquela m?e que tem sempre o leite vazando, mesmo depois de amamentar", comenta a pediatra.

As doadoras podem ir at? a a sede do programa (Rua Esp?rito Santo, 1.023), na Santa Casa de Miseric?rida (Av. Rio Branco, 3353), na Unidade B?sica de Sa?de do Grama, na Maternidade Terezinha de Jesus (Av. Independ?ncia) ou ligar para o Disque Amamenta??o (3690- 7436) e solicitar que a equipe do Projeto Bombeiro Amigo do Peito v? at? a resid?ncia recolher o leite.

O que ? preciso para doar

Para a m?e que vai doar o leite em casa, as recomenda?es s?o as seguintes: banho tomado, cabelo preso, m?scara ou uma fralda no rosto, estar sem an?is, pulseiras, rel?gios, lavar bem as m?os e os bra?os at? na altura dos cotovelos.

O frasco onde o leite vai ser armazenado deve ser de vidro com tampa de pl?stico como os de maionese. "O vidro deve ser lavado e fervido por 15 minutos e depois emborcado em pano limpo para secar", diz M?rcia.

A m?e deve fazer a extra??o manual do leite e desprezar os tr?s primeiros jatos. Isto ? uma forma de eliminar a bact?ria staphylococcus que mora na pele.

Para as m?es que querem fazer a extra??o sozinhas e depois solicitar que busquem o leite, ? preciso armazen?-lo em um vidro dois dedos abaixo da tampa e levar ao congelador, longe dos alimentos. "Ele pode ser conservado por 10 dias, mas a equipe do Projeto Bombeiro Amigo do Peito passa semanalmente nos bairros recolhendo".

Se a m?e recolher leite mais de uma vez no dia, s? ? poss?vel misturar at? 24 horas. "Ela pode colocar em um copo esterelizado e depois misturar no vidro".