mat?ria em audio

Projeto Construindo bem viver Iniciativa capacita e gera renda para comunidade carente
da Vila S?o Jorge, no bairro Po?o Rico, em Juiz de Fora


Renato Costa
Colabora??o*
02/12/2006

doces produzidos pelo projeto 
Construindo o Bem Viver

Os moradores da Vila S?o Jorge, no bairro Po?o Rico, buscam transformar a realidade em que vivem com as pr?prias m?os. Desde 2002, o projeto Construindo o Bem Viver atua na comunidade, com o objetivo de capacitar e gerar renda atrav?s do esfor?o conjunto de todos.

Iniciativas como aulas de ingl?s gratuitas e a produ??o de doces e salgados fazem parte da rotina de quem est? envolvido com o projeto. Na cozinha da casa paroquial da igreja Menino Jesus de Praga 12 jovens aprendem a produzir doces e salgados. Maria In?s Reis (na foto, ? esquerda), assistente social respons?vel pelo projeto, explica que se aprende muito mais. "Aqui eles conversam sobre os temas do dia a dia, al?m de se integrarem e se conhecerem melhor. Isso reflete no relacionamento em casa, e na integra??o da comunidade com o resto do bairro", conta.

doces produzidos no Projeto doces produzidos no Projeto

Keila Santos (na foto abaixo, segunda ? esquerda), uma das alunas do projeto, concorda. "O tempo que a gente ficava na rua era desperdi?ado. Agora eu aprendo e posso ensinar aos outros," diz. Para Rafael Souza (foto), o aprendizado n?o fica s? na aula. "O que eu aprendo a fazer aqui, tamb?m posso fazer em casa".

Parcerias
volunt?rios do projeto Construindo o Bem Viver

O Construindo o Bem Viver conta com o aux?lio de algumas empresas privadas para se sustentar. Atualmente, recebe uma colabora??o do Fundo da Solidariedade da Arquidiocese de Juiz de Fora. Por?m, o recurso termina neste m?s. "Como o Fundo tem que contemplar v?rias outras iniciativas, n?o sabemos se vamos continuar a receber a ajuda. Por isso, precisamos de parceiros que criem um conv?nio conosco", alerta Maria In?s.

O curso funciona durante tr?s dias na semana, na igreja do Menino Jesus de Praga (Rua Pinto de Moura, 70). In?s afirma que as parcerias s?o fundamentais para a continuidade do projeto. "Gostar?amos de trabalhar durante todos os dias, mas n?o temos como bancar todos os custos, e ainda n?o h? sa?da suficiente para isso. Um hospital da cidade nos prop?s uma parceria de compra mensal, mas se n?o tivermos apoio para produzir n?o temos como aceitar", explica.

Como colaborar?

doces produzidos pelo projeto Construindo o Bem ViverO projeto precisa de parceiros que possam firmar um conv?nio, de maneira a garantir a perman?ncia das atividades. Os alunos do projeto produzem sob encomenda, inclusive com cestas especiais para o Natal. Os interessados podem entrara em contato pelo telefone 3211-2664 (Casa Paroquial da Igreja).

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de jornalismo da UFJF