• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Instituições incentivam o trote solidário Alunos doam sangue e assistem a palestras no Hemocentro de Juiz de Fora.
    Ação evita as brincadeiras violentas na recepção dos calouros

    Daniele Gruppi
    Repórter
    4/3/2009

    Com a volta às aulas, as instituições de ensino superior incentivam o trote solidário, evitando as brincadeiras violentas. Para receber os calouros, os cursos de Psicologia e de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mobilizaram os alunos para a doação de sangue na Fundação Hemominas de Juiz de Fora, nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro.

    O aluno do oitavo período de Enfermagem, Jorge Ávila, afirma que o objetivo da iniciativa é inserir os estudantes no contexto da saúde, aproximando-os da realidade que vão encontrar no curso. "Os calouros doam sangue e em troca recebem uma palestra sobre a doação de sangue e medula óssea. Dessa forma, compartilha-se conhecimento científico." A caloura de Ávila, Beatriz Aparecida Silva Cunha aprovou a iniciativa e compareceu ao Hemocentro para doar sangue pela primeira vez.

    No curso de Psicologia, a doação de sangue e a palestra fazem parte da programação da II Semana de Recepção aos Calouros da Psicologia. O estudante do quinto período de Psicologia, Daniel Alexandre Gomes (foto abaixo), conta que os veteranos também estimulam a arrecadação de material de limpeza, higiene e leite para serem entregues à Aldeia SOS e ao Gedai.

    Foto Daniel, Thaís e Vinícius A aluna do 3º período de Psicologia,Thais Medeiros Lopes (foto ao lado), diz que não houve resistência dos alunos em participar das atividades. O estudante do 3º período, Vinícius de Paula Menezes (foto ao lado) declara que os futuros psicólogos recebem ainda informações sobre o curso e que as ações solidárias não substituíram as brincadeiras. "Tentamos promover um pouco de diversão. Dessa forma, eliminamos atitudes que podem humilhar os colegas."

    Segundo a psicóloga do ambulatório, Rejane Silveira Mendes, as doações de sangue são sempre bem-vindas, pois o Hemocentro atende, além de Juiz de Fora, cidades vizinhas também. "Temos pacientes que precisam de sangue todo mês e uma pessoa não pode ser doador todo mês, por isso, precisamos captar mais doadores."

    Na próxima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, os estudantes do curso de Engenharia de Produção da UFJF vão dar a sua contribuição. Instituições de ensino superior privada também desenvolvem ações solidárias.

    Para outras turmas interessadas em participar, é necessário entrar em contato com a seção de Captação de Doadores do Hemocentro, pelo telefone 3257-3113. Por esse contato, podem ser agendadas doações em grupo, palestras, visitas pelo ciclo do sangue e outras atividades. O Hemocentro de Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, s/n, no centro.

    Foto de bolsa de sangue Foto de palestra do trote solidário
    Para doar sangue
    • O doador precisa ter mais de 18 anos e de 50 quilos;
    • Não pode ter tido hepatite após os dez anos de idade;
    • Se tomar vacina contra febre amarela, esperar três semanas para fazer a doação;
    • Se tomar vacina contra gripe ou rubéola, esperar 30 dias para fazer a doação;
    • Levar documento de identidade com foto;
    • Passar por uma entrevista para responder perguntas sobre sua saúde.
    Projeto de lei contra trote universitário

    Tramita no Senado o projeto que pune o trote estudantil violento em todas as instituições de ensino superior. O texto proíbe trote que ofenda a integridade física, moral ou psicológica dos novos alunos, traga constrangimento, exponha de forma vexatória ou implique pedido de doação de bens ou dinheiro, exceto para entidades sociais.

    A matéria prevê ainda multas de até R$ 20 mil ao estudante que praticar o trote violento, cancelamento de sua matrícula por um ano e obriga as universidades a instaurar processo disciplinar contra os seus alunos infratores, mesmo que a violência aconteça fora de suas dependências.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.