Institui?es incentivam o trote solid?rio Alunos doam sangue e assistem a palestras no Hemocentro de Juiz de Fora.
A??o evita as brincadeiras violentas na recep??o dos calouros

Daniele Gruppi
Rep?rter
4/3/2009

Com a volta ?s aulas, as institui?es de ensino superior incentivam o trote solid?rio, evitando as brincadeiras violentas. Para receber os calouros, os cursos de Psicologia e de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mobilizaram os alunos para a doa??o de sangue na Funda??o Hemominas de Juiz de Fora, nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro.

O aluno do oitavo per?odo de Enfermagem, Jorge ?vila, afirma que o objetivo da iniciativa ? inserir os estudantes no contexto da sa?de, aproximando-os da realidade que v?o encontrar no curso. "Os calouros doam sangue e em troca recebem uma palestra sobre a doa??o de sangue e medula ?ssea. Dessa forma, compartilha-se conhecimento cient?fico." A caloura de ?vila, Beatriz Aparecida Silva Cunha aprovou a iniciativa e compareceu ao Hemocentro para doar sangue pela primeira vez.

No curso de Psicologia, a doa??o de sangue e a palestra fazem parte da programa??o da II Semana de Recep??o aos Calouros da Psicologia. O estudante do quinto per?odo de Psicologia, Daniel Alexandre Gomes (foto abaixo), conta que os veteranos tamb?m estimulam a arrecada??o de material de limpeza, higiene e leite para serem entregues ? Aldeia SOS e ao Gedai.

Foto Daniel, Tha?s e Vin?cius A aluna do 3? per?odo de Psicologia,Thais Medeiros Lopes (foto ao lado), diz que n?o houve resist?ncia dos alunos em participar das atividades. O estudante do 3? per?odo, Vin?cius de Paula Menezes (foto ao lado) declara que os futuros psic?logos recebem ainda informa?es sobre o curso e que as a?es solid?rias n?o substitu?ram as brincadeiras. "Tentamos promover um pouco de divers?o. Dessa forma, eliminamos atitudes que podem humilhar os colegas."

Segundo a psic?loga do ambulat?rio, Rejane Silveira Mendes, as doa?es de sangue s?o sempre bem-vindas, pois o Hemocentro atende, al?m de Juiz de Fora, cidades vizinhas tamb?m. "Temos pacientes que precisam de sangue todo m?s e uma pessoa n?o pode ser doador todo m?s, por isso, precisamos captar mais doadores."

Na pr?xima sexta-feira, dia 13 de fevereiro, os estudantes do curso de Engenharia de Produ??o da UFJF v?o dar a sua contribui??o. Institui?es de ensino superior privada tamb?m desenvolvem a?es solid?rias.

Para outras turmas interessadas em participar, ? necess?rio entrar em contato com a se??o de Capta??o de Doadores do Hemocentro, pelo telefone 3257-3113. Por esse contato, podem ser agendadas doa?es em grupo, palestras, visitas pelo ciclo do sangue e outras atividades. O Hemocentro de Juiz de Fora fica na rua Bar?o de Cataguases, s/n, no centro.

Foto de bolsa de sangue Foto de palestra do trote solid?rio
Para doar sangue
  • O doador precisa ter mais de 18 anos e de 50 quilos;
  • N?o pode ter tido hepatite ap?s os dez anos de idade;
  • Se tomar vacina contra febre amarela, esperar tr?s semanas para fazer a doa??o;
  • Se tomar vacina contra gripe ou rub?ola, esperar 30 dias para fazer a doa??o;
  • Levar documento de identidade com foto;
  • Passar por uma entrevista para responder perguntas sobre sua sa?de.
Projeto de lei contra trote universit?rio

Tramita no Senado o projeto que pune o trote estudantil violento em todas as institui?es de ensino superior. O texto pro?be trote que ofenda a integridade f?sica, moral ou psicol?gica dos novos alunos, traga constrangimento, exponha de forma vexat?ria ou implique pedido de doa??o de bens ou dinheiro, exceto para entidades sociais.

A mat?ria prev? ainda multas de at? R$ 20 mil ao estudante que praticar o trote violento, cancelamento de sua matr?cula por um ano e obriga as universidades a instaurar processo disciplinar contra os seus alunos infratores, mesmo que a viol?ncia aconte?a fora de suas depend?ncias.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes