Sábado, 19 de janeiro de 2013, atualizada às 08h40

Pism começa neste domingo. Confira as orientações para os candidatos


Da Redação
pism

As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começam neste domingo, 20 de janeiro, e seguem até a terça-feira, 22. A edição conta com 14.627 inscritos, sendo 7.041 do primeiro módulo, 4.926 do segundo, e 2.660 do terceiro. Neste ano, o Pism I será aplicado também nas cidades de Conselheiro Lafaiete (178 participantes), Muriaé (274), Governador Valadares (374) e Volta Redonda (353).

Para os candidatos inscritos na última etapa do processo, o momento é decisivo. Eles estarão concorrendo a uma das 1.476 vagas em mais de 50 cursos oferecidos pela instituição, nos campus Juiz de Fora e Governador Valadares.

De acordo com a assessoria da instituição, entre as principais orientações para os candidatos está a verificação do local de provas, designado no comprovante definitivo de inscrição. Caso o participante não tenha familiaridade com a região, é aconselhável que ele faça uma visita ao local um dia antes, ou seja, neste sábado. Isso poderá evitar contratempos, uma vez que o trânsito estará lento em vários pontos da cidade. O comprovante deverá ser impresso no site da UFJF e apresentado durante as provas junto ao documento de identidade com foto. No caso de perda da identidade, o candidato precisa ter em mãos um boletim de ocorrência, emitido pela Polícia Militar (PM).

O horário das provas também é outro fator fundamental a ser considerado pelo candidato. De acordo com o edital, os portões serão fechados, impreterivelmente, às 14h pelo horário de Brasília. Não serão tolerados atrasos. A orientação da organização é que os candidatos alocados no campus da UFJF, em Juiz de Fora, cheguem ao local até as 12h30. Após esse horário, o congestionamento costuma ser grande, tanto no bairro São Pedro quanto na avenida Itamar Franco. Para melhorar o fluxo, foi traçado um planejamento especial de trânsito e segurança, e também ampliado o sistema de transporte coletivo.

Proibições

É proibida a entrada de celulares e outros aparelhos eletrônicos como calculadoras, beeps, pagers, walkmans, mp3, mp4 e similares. Nas edições anteriores, vários candidatos foram flagrados portando celulares, algo que desclassifica imediatamente o participante. Para coibir a prática, fiscais utilizam detectores de metais. Também é proibida a utilização de boné, chapéu, óculos escuros e relógios de qualquer tipo.

A UFJF irá fornecer o material necessário para a prova: lápis, caneta e borracha. Os candidatos poderão levar pequenos lanches e água em garrafa transparente.

Provas

Os candidatos têm até 4h para concluir as questões e no mínimo 1h30. No primeiro dia de exame, os inscritos respondem questões objetivas sobre todas as disciplinas do programa (Língua Portuguesa, Literaturas, Matemática, Biologia, Física, Geografia, História, Química), sendo cinco questões para cada matéria, com um total de 40 questões com valor de um ponto cada.

No dia 21, os candidatos do Pism I e Pism II fazem provas discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Geografia com duas questões para cada uma das disciplinas. No dia 22, serão aplicadas as provas das disciplinas restantes (Literaturas, Física, Biologia e História), no mesmo formato das avaliações do dia anterior, ou seja, duas questões para cada matéria.

As provas discursivas do Pism III seguem uma regra diferenciada. De acordo com o curso escolhido pelo candidato ele responde questões que se referem especificamente a sua área de atuação. Candidatos de cursos da área de Economia e Administração respondem questões discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Os da área de Exatas, Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química. Já para os que optaram por cursos da área de Saúde, as provas abertas serão de Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química; e para os da área de Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Literaturas, História e Geografia.

Informações

A partir deste sábado, a universidade disponibilizará, por vários pontos de Juiz de Fora, balcões de informação para candidatos e pais. A iniciativa tem o sentido de ajudá-los com as possíveis dúvidas sobre o concurso ou mesmo sobre os locais de prova. Veja onde eles estarão instalados.

informacao

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Pism come?a neste domingo. Confira as orienta?es para os candidatos