• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos

    Segunda-feira, 23 de junho de 2008, atualizada às 19h

    Movimento sindical e mercado de trabalho são temas de curso


    Daniele Gruppi
    Repórter

    Juiz de Fora vai sediar o Curso de Formação Sindical entre os dias 25 e 26 de junho. A iniciativa foi viabilizada por um convênio estabelecido entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE).

    O curso é voltado, principalmente, para diretores e assessores das entidades e lideranças sindicais. Dentre os assuntos que serão abordados está o Movimento Sindical e Mundo do Trabalho. As inscrições podem ser feitas através dos emails basilleu.tavares@ufjf.edu.br ou cristinacastro@fitee.org.br até o dia do evento.

    Segundo a vice-presidente e secretária de formação sindical da FITEE, Cristina Castro, os sindicatos são importantes para estabelecer e melhorar as condições de trabalho e também por fortalecer a compreensão da coletividade.

    Para Cristina, as pessoas entram nos sindicatos por ocasião de greve ou porque exerce uma liderança. "Entram sem saber administrar, não há uma formação. O curso tem o objetivo de oferecer essa instrução".

    Cristina afirma também que o curso é importante porque cria uma ponte de intercâmbio entre a UFJF e as instituições sindicais. Por um lado, os trabalhadores vão ter a oportunidade de se aperfeiçoarem em assuntos relacionados ao tema e, por outro, a UFJF amplia a sua participação junto aos movimentos sociais e à realidade sindical contemporânea.

    Os responsáveis pelas aulas são o professor de Sociologia, diretor do sindicato dos professores de Campinas e coordenador geral do Centro de estudos Sindicais (CES), Augusto César Petta, e o jornalista da revista "Debate Sindical", Atamiro Borges, que na ocasião vai lançar o livro "Sindicalismo: resistência e alternativas".

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.