Segunda-feira, 23 de junho de 2008, atualizada ?s 19h

Movimento sindical e mercado de trabalho s?o temas de curso


Daniele Gruppi
Rep?rter

Juiz de Fora vai sediar o Curso de Forma??o Sindical entre os dias 25 e 26 de junho. A iniciativa foi viabilizada por um conv?nio estabelecido entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Federa??o Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE).

O curso ? voltado, principalmente, para diretores e assessores das entidades e lideran?as sindicais. Dentre os assuntos que ser?o abordados est? o Movimento Sindical e Mundo do Trabalho. As inscri?es podem ser feitas atrav?s dos emails basilleu.tavares@ufjf.edu.br ou cristinacastro@fitee.org.br at? o dia do evento.

Segundo a vice-presidente e secret?ria de forma??o sindical da FITEE, Cristina Castro, os sindicatos s?o importantes para estabelecer e melhorar as condi?es de trabalho e tamb?m por fortalecer a compreens?o da coletividade.

Para Cristina, as pessoas entram nos sindicatos por ocasi?o de greve ou porque exerce uma lideran?a. "Entram sem saber administrar, n?o h? uma forma??o. O curso tem o objetivo de oferecer essa instru??o".

Cristina afirma tamb?m que o curso ? importante porque cria uma ponte de interc?mbio entre a UFJF e as institui?es sindicais. Por um lado, os trabalhadores v?o ter a oportunidade de se aperfei?oarem em assuntos relacionados ao tema e, por outro, a UFJF amplia a sua participa??o junto aos movimentos sociais e ? realidade sindical contempor?nea.

Os respons?veis pelas aulas s?o o professor de Sociologia, diretor do sindicato dos professores de Campinas e coordenador geral do Centro de estudos Sindicais (CES), Augusto C?sar Petta, e o jornalista da revista "Debate Sindical", Atamiro Borges, que na ocasi?o vai lan?ar o livro "Sindicalismo: resist?ncia e alternativas".