S?bado, 14 de mar?o de 2009, atualizada ?s 10h45

Afro Lata usa m?sica para tirar jovens da rua Projeto social desenvolve atividades culturais com 40 crian?as, adolescentes e jovens do bairro S?o Benedito


Clecius Campos
Rep?rter

Dan?a, teatro, m?sica, artes pl?sticas e capoeira. Estas s?o algumas das atividades que 40 crian?as, adolescentes, jovens e adultos do bairro S?o Benedito, entre nove e 35 anos, exercem no grupo Afro Lata, gerido pela Associa??o Movimento Jovem Crescer (AMJC), com sede no bairro.

De acordo com o presidente da associa??o e diretor art?stico do Afro Lata, Daniel Augusto Campos, h? quatro anos o projeto oferece uma s?rie de atividades s?cio-culturais que tem transformado a vida de meninos e meninas da comunidade, com a orienta??o de instrutores volunt?rios. "Nosso objetivo aqui ? oferecer aos jovens alternativas saud?veis de divertimento, a fim de que eles n?o ingressem na marginalidade, no tr?fico de drogas e na prostitui??o", diz.

jovens do Afro Lata jovens do Afro Lata

A principal caracter?stica do grupo ? o uso de latas met?licas e bombonas (uma esp?cie de lat?o de pl?stico, normalmente usadas para depositar lixo) para fazer m?sica. "Usamos estes materiais como instrumentos de percuss?o e ? isso que chama a aten??o dos jovens. Quando eles aprendem a tirar sons de latas, percebem como isso ? bom para eles", diz Campos.

Segundo Campos, a ideia surgiu a partir da percep??o de que os jovens daquele bairro tinham uma car?ncia cultural muito grande. "Os programas p?blicos socioeducativos n?o davam conta de atender a tantas pessoas. Fomos ent?o, chamando um amigo aqui outro ali e, devagar, montamos o Afro Lata. Hoje contamos com 40 pessoas, que cantam, dan?am e tocam", conta.

Al?m de gerir as atividades do grupo, a AMJC funciona com um centro comunit?rio para a juventude, oferecendo palestras, cursos profissionalizantes e acesso a uma biblioteca comunit?ria. "? uma forma de manter estes jovens fora das ruas e longe da marginalidade", diz Campos.

O Musical Contempor?neo

Os m?sicos e dan?arinos do Grupo Afro Lata est?o em ritmo de ensaio para a apresenta??o do espet?culo O Musical Contempor?neo, que acontece no pr?ximo dia 25 de mar?o, ?s 20h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Os jovens ir?o apresentar cantar e dan?ar m?sicas de variados ritmos, incluindo a can??o Coroa de Rubis, de composi??o do grupo. Os ingressos est?o ? venda no CCBM, com integrantes do grupo no cal?ad?o da rua Halfeld e na sede da AMJC. O pre?o ? R$ 3,00.

Como ajudar?

O grupo Afro Lata recebe doa?es de materiais, como latas e bombonas. Os jovens precisam ainda de transporte e de um equipamento de som para as apresenta?es. As doa?es podem ser feitas na sede da AMJC, que funciona no pr?dio da Associa??o de Moradores do Bairro S?o Benedito, na pra?a Maria Il?dia de Rezende s/n.

Al?m das doa?es, ? poss?vel ser volunt?rio no projeto. O interessado deve procurar a AMJC e fazer um cadastro no local.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes