Segunda-feira, 13 de julho de 2009, atualizada às 18h

Hemocentro Regional de Juiz de Fora lança campanha julina para atrair mais doadores

Marinella Souza
Repórter

Começa nesta segunda-feira, 13 de julho, a campanha "O arraíá começou...estenda o braço para um par. Doe sangue", do Hemocentro Regional de Juiz de Fora. O objetivo é manter o estoque ideal dos diversos tipos de sangue e garantir o atendimento aos hospitais da região.

Segundo a responsável pelo setor de captação do Hemocentro Regional, Ana Elisa Alvim, as diversas campanhas em sequência feitas em 2009 têm dado resultado e o estoque tem sido considerado ideal. No entanto, o período de férias e os dias mais frios provocaram queda de 20% a 30% no número de doadores, o que é preocupante.

"Na verdade, nós não trabalhamos com quantidade de estoque, porque isso muda todos os dias. Precisamos manter o número de doadores em alta", diz. Para atrair os doadores, uma decoração especial foi montada no Hemocentro Regional. Até o dia 17 de julho, quem for ao local para realizar a doação vai entrar no clima julino.

Além da decoração, cada doador terá o desafio de mobilizar outros três para a doação. Com isso, a equipe do hemocentro espera que outros cem doadores saiam de casa para praticar a boa ação. E na terça-feira, dia 14, às 10h, os Médicos do Barulho vão visitar a instituição. "Eles vão estar vestidos como caipiras e a gente espera que eles doem sangue também, se puderem", comenta Ana Elisa.

Pessoas que doaram sangue há quatro meses, bem como parceiros multiplicadores da instituição, estão sendo avisados da campanha e convidados a participar. Além de Juiz de Fora, o Hemocentro vai visitar a cidade de Rodeiro, no interior do Estado, onde espera conquistar mais 150 novas bolsas de sangue.

Só poderá doar sangue aquele que preencher os pré-requisitos abaixo e estiver com documento original de identidade, com foto e dentro do prazo de validade.

 

Para doar é preciso
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Pesar mais que 55 quilos
  • Não ter tido hepatite após os dez anos de idade
  • Estar saudável
  • Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica que precede a doação

Os textos são revisados por Madalena Fernandes