Educando na Diversidade Os desafios da educa??o para todos


Ana Paula Santos Machado
Educadora de Surdos, int?rprete educacional e
especialista em Educa??o Especial Inclusiva
foto de Ana Paula
ACESSIBILIDADE:
Ou?a a mat?ria

? cada vez mais forte a insist?ncia sobre a necessidade de inclus?o no ensino regular. Essa iniciativa ? guiada pelas pol?ticas p?blicas que t?m institu?do um discurso de solidariedade e de multiculturalismo nos seus documentos oficiais, sem, no entanto, apontarem caminhos de supera??o efetiva dos mecanismos de exclus?o que ainda vigoram no ensino regular.

Pensar em educa??o e inclus?o torna-se indispens?vel quando a sociedade e a escola buscam meios de garantir a todos o cumprimento dos seus direitos e deveres garantidos em lei, dentre estes, educa??o de qualidade. Buscando atender a alunos com necessidades educacionais especiais, o sistema deve ser repensado para que atenda de maneira adequada a essa demanda.

Mais do que isso, sabe-se que a quest?o do fracasso escolar est? ligada aos preconceitos que temos a respeito da crian?a, mesmo aquela que n?o apresenta, inicialmente ou visivelmente, alguma quest?o f?sica ou sensorial.

Quando tratamos a respeito das quest?es que permeiam a educa??o de alunos com defici?ncia, ent?o, o desafio ? eminente, pois at? ent?o ? um assunto que desperta d?vidas, receio e nos provoca como educadores a buscar medidas que nos instruam e auxiliem diante desse quadro.

Quando pudermos ver as crian?as sob a ?tica de uma matriz dial?tica, viver a diversidade, com crian?as diversas, desmistificando os nossos estere?tipos de que existe o "bom" aluno e o professor "padr?o", estaremos pr?ximos do pensamento inclusivo.

Temos que adotar esse pensamento para n?o classificarmos os nossos alunos, n?o estereotip?- los, n?o rotul?-los, se quisermos compreender globalmente o desenvolvimento da crian?a e n?o fazer avalia?es superficiais que estigmatizem o aluno, refor?ando uma baixa auto-estima e pr?-conceitos do professor com rela??o a ele.

Incluir pressup?e tratar de quest?es relacionadas ? diferen?a, levando em conta que ainda vivemos em uma sociedade com preconceitos arraigados, sendo estes velados ou n?o. Pensar a diferen?a hoje ? reestruturar nossas pr?ticas, respeitando a dignidade humana.

Discuss?es constantes sobre a tarefa de cada um no espa?o inclusivo, atribui?es e trocas de percep?es se mostram essenciais e s?o um primeiro passo para uma conviv?ncia tranq?ila e que possa trazer ganhos efetivos ao aluno. Pensar acerca da escola inclusiva nos remete buscar alternativas de diferencia??o pedag?gica, possibilitando a todos o direito social de aprendizagem.


D? sua opini?o sobre este artigo.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com