Caros leitores! Há algo muito sério a ser comentado. Falo sobre o esgotamento emocional, que se não for tratado pode transformar-se em depressão. É um verdadeiro vilão e tudo começa discretamente, capaz de confundir as pessoas como um simples cansaço. Alguns sinais como insônia, oscilação de peso, falhas na memória, dificuldades de concentração podem apontar tal esgotamento e anunciar que a vida não está muito bem. Vários fatores contribuem para isso, são eles: preocupações financeiras, relacionamentos interpessoais desgastantes, desemprego, uma mudança de residência dentre outros. Quando a pessoa é acometida pelo desgaste emocional, dores físicas podem surgir, e até mesmo alguma atividade, por mais simples que seja, parece ser impossível de realizá-la. Tudo isso é o reflexo de muitas frustrações e obrigações acumuladas. A notícia boa é que tem solução.

Eis algumas sugestões para driblar toda essa situação desgastante. Tente dormir pelo menos seis horas por noite. A meditação é importantíssima para que possa relaxar. Álcool e cigarro deverão ser evitados ao máximo. Busque a prática de atividade física. O autoconhecimento é importantíssimo. A psicoterapia é uma ajuda profissional bem eficaz para esse tipo de problema. Ouvir a si mesmo é fundamental, não se cobre demais, afinal, você é um ser humano e não um polvo que possui vários tentáculos na crença de resolver várias coisas ao mesmo tempo.

Mesmo que você não goste de confrontar algum parente ou pessoas do trabalho, imponha limites. Dizer não é importante, porém, caso seja necessário sinalizar uma negativa, faça com elegância, educação e não se deixe afetar por isso.  Avalie se sua carga horária de trabalho é excessiva, se o nível de responsabilidade também está altíssimo e se os horários de lazer estão escassos. Caso esteja acontecendo algo do tipo, uma mudança é necessária para que possa minimizar o cansaço emocional, pois o estresse é um facilitador para que todo o problema aconteça.

Busque o poder de decisão em sua vida para modificar a história. Não é fácil, porém, se abrir o leque para novas possibilidades, ideias, sentimentos e sensações as coisas podem mudar para melhor. Pratique o autoconhecimento, visualize o processo de forma geral, acredite em sua capacidade de mudança, faça suas orações e permita ser feliz, pois você merece.

ACESSA.com - Esgotamento emocional: causas, efeitos e solu?es