Elizabeth Soares Elizabeth Soares 11/08/07

Inscrições do vestibular abertas:
chegou o momento da escolha profissional

Foto de livros Com a abertura das inscrições para o PISM e o vestibular na UFJF, vêm à tona os mais variados sentimentos nos jovens que planejam ocupar seu espaço na universidade e construir uma carreira profissional. Chegou o momento de definir e marcar a própria escolha e esta decisão irá impactar sobre todos os anos que estão por vir na vida destes jovens.

É bastante comum que o processo da decisão da escolha profissional venha acompanhado de dúvidas, conflitos e até mesmo uma certa dose de medo diante da própria capacidade para enfrentar esta competição chamada vestibular.

Nesta fase de inscrição, muitos jovens ainda estão se perguntando se, de fato, o curso pelo qual estão optando é mesmo o mais acertado diante de tantas possibilidades oferecidas. Se este é o seu caso, lembre-se de que, tão importante quanto marcar a sua opção, é preciso buscar dentro de si mesmo onde você deseja chegar. Exercite de projetar no futuro. Procure responder a questões, tais como: Qual é a contribuição que pretendo trazer para o mundo? Pelo que sonho ser reconhecido ao longo de minha vida?

Buscar estas respostas poderá lhe ajudar a compreender de forma mais precisa aonde você quer chegar. Só então, você estará apto a escolher um caminho, isto é, escolher o curso que fará de você o profissional que já foi construído dentro da sua imaginação.

Tenha em mente que seu caminho não ficará mais fácil apenas pelo fato de você formular seu sonho de carreira. Entretanto, você ganhará autoconfiança e convicção em seus objetivos a fim de não se abater ou desistir frente aos obstáculos que naturalmente vão surgir. Eles podem estar relacionados aos estudos ou ao gerenciamento de suas emoções que prejudicam ou travam o seu desempenho.

Se às vésperas da inscrição você ainda não se sente preparado como gostaria para enfrentar esta competição por sua vaga, experimente elaborar um plano para este segundo semestre de 2007. Proponha-se a desenvolver ações simples em seu dia-a-dia que afetarão positivamente sua performance. Agindo assim você assume o controle sobre o que está por vir. Até agora, ainda não se inventou outro meio mais eficaz de se alcançar uma meta. Portanto, busque seu foco, pratique e persista.


Elizabeth Soares
é psicóloga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da área de Carreira) você quer ler nesta seção? A psicóloga Elizabeth Soares aguarda suas sugestões no e-mail educacao_carreira@acessa.com

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.