Elizabeth Soares Elizabeth Soares 9/7/2009

Atitudes de um líder eficaz: mais do que descobri-las é preciso praticá-las!

Um número cada vez maior de empresas e profissionais estão desejando investir tempo e dinheiro na formação e desenvolvimento das habilidades de liderança.

Em cada turma que trabalho, estimulo os participantes a debaterem para que se eleja as principais características de um líder. Não é comum estas características se repetirem nas turmas seguintes. Entretanto, servem como um referencial para que os líderes se autoavaliem e deem foco ao seu processo de desenvolvimento. Afinal, muito mais importante do que discutir a prioridade entre ser um líder comunicativo ou um líder determinado, está a capacidade de eleger ao menos duas competências para praticar, a fim de se alcançar melhores resultados.

Na última turma de desenvolvimento de líderes que tive a oportunidade de desenvolver esta atividade, no final do mês de junho, os participantes escolheram as seguintes competências como as mais relevantes para um líder:

1) Demonstrar firmeza e segurança;

2) Agir de forma ética;

3) Saber administrar situações novas;

4) Saber trabalhar em equipe;

5) Ser dinâmico e ter atitude;

6) Ser motivador;

7) Demonstrar comprometimento;

8) Ter conhecimento e domínio.

Chegar a uma relação de competências como esta é um bom passo para uma empresa ou um profissional que ocupa um cargo de liderança. Entretanto, não garante o desenvolvimento e a mudança de atitude da equipe de supervisão, coordenação ou gerencial. São necessários outros passos, tais como:

  • Experimente transformar cada uma destas competências em atitudes práticas. Imagine, por exemplo, como um líder deve agir para que consiga demonstrar aos demais sua firmeza e segurança. Liste ao menos umas cinco atitudes práticas para cada uma das oito competências;
  • Procure se autoavaliar. Se você é um líder, como se sente em relação a cada uma das oito competências eleitas? Escolha duas nas quais você acredita que precisa se dedicar mais para desenvolver e melhorar seus resultados. Lembre-se de que dificilmente obteremos sucesso se tentarmos melhorar em vários aspectos ao mesmo tempo.
  • Liste algumas atitudes que espera ter frente às situações x, y e z, por exemplo. Gere alternativas. Procure expandir sua capacidade de agir diferente e de forma mais adaptada à situação que você está enfrentando.

Se você foi selecionado para ocupar um cargo de liderança é porque possui conhecimentos e habilidades importantes para sua empresa. Quando você se dispõe a desenvolver outras que provavelmente ainda não tenham recebido sua atenção e dedicação, está abrindo a possibilidade de se tornar um líder mais completo e mais valioso aos olhos do mercado. Pense nisto e mãos a obra!


Elizabeth Soares
Psicóloga e Coach Executiva

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.