Quarta-feira, 27 de março de 2013, atualizada às 12h56

Hemominas faz evento para estimular doação de sangue entre as mulheres

Da Redação
hemominas

Durante toda esta quarta-feira, 27 de março, o Hemominas realizou evento para homenagear as mulheres que mais doaram sangue na fundação. A ação, que encerra as comemorações do mês da mulher, quer ajudar a estimular a doação de sangue feminina, que hoje representa apenas 38% do comparecimento na unidade.

Foram homenageadas as mulheres que completaram dez e 15 doações de sangue, além de Maria da Piedade, já fez 51 doações de sangue e plaquetas, sendo a maior doadora do Hemocentro. Todas as candidatas à doação receberam lembranças alusivas ao mês da mulher e também tiverem disponíveis serviços de maquiagem e corte de cabelo, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As mulheres podem doar sangue a cada três meses, respeitando o número máximo de três doações ao ano, enquanto o intervalo para os homens é de dois meses e quatro doações anuais, o que ajuda a explicar o maior percentual de doações masculinas. Essa periodicidade maior é explicada pela dificuldade na reposição do ferro pelo organismo da mulher, devido à menstruação. Mesmo assim, a doação feminina na unidade em Juiz de Fora cresceu cerca de 2% desde 2010.

Para doar sangue, a mulher deve estar com boa saúde, ter entre 16 e 67 anos, e pesar acima de 50 quilos. A candidata à doação não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não ter doença de Chagas. A menstruação não é um impedimento para a doação e o ato só deve ser evitado caso a mulher esteja com cólicas. No caso de cesariana, a doação só pode ser feita após seis meses. Se a mulher estiver amamentando, a doação pode ser feita somente quando a criança completar um ano. O uso de anticoncepcional não impede a doação e em casos de atraso menstrual ou suspeita de gravidez não se deve doar sangue. Após aborto ou parto normal, pede-se que aguarde um mínimo de três meses.

O site do Hemominas, que fica na rua Barão de Cataguases, s/nº, oferece mais informações sobre os critérios de doação de sangue.

ACESSA.com - Evento quer estimular doa??o de sangue entre as mulheres