• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Terça-feira, 3 de março, atualizada às 12h30

    Cinquenta novos alunos da UFJF começam as atividades no dia 16 de março


    Guilherme Arêas
    Repórter

    Dos 1.627 novatos que ingressam na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2009, nem todos iniciaram as aulas nesta segunda-feira, 2 de março. Cinquenta alunos do curso de Artes e Design terão as atividades iniciadas no dia 16 de março, quando forem concluídas as obras de construção do novo prédio do Instituto de Artes e Design (IAD). Para a semana de inauguração, estão previstas atividades de formação complementar, como workshops, conferências, concertos e atividades artísticas. As aulas serão iniciadas uma semana depois, no dia 26 de março. Porém, alguns calouros não foram informados sobre a data, o que gerou preocupação e confusão para alguns alunos.

    O estudante Eduardo Garcia ficou sabendo do cronograma apenas nesta segunda-feira, quando foi ao campus para o que seria o primeiro dia de aula do curso de Artes e Design. Segundo ele, outros novatos também reclamaram da falta de informações.

    Apesar do calendário diferenciado, as aulas que não pertencem ao Departamento de Artes e Design começaram no dia 2 de março para os 16 alunos do curso de Música. A disciplina Estética e História da Arte I, a primeira da estrutura curricular do curso, é ministrada no Instituto de Ciências Humanas (ICH).A Universidade instalou dois postos de informação no campus, mas o horário de funcionamento é restrito ao período das 7h às 9h e das 18h às 20h. O atendimento aos calouros vai até a próxima sexta-feira, 6 de março.

    A estudante Nina Oliveira Queiróz de Paula iniciou o curso de Flauta Transversa nesta segunda, assim como os outros 12 mil alunos dos diversos cursos. Ela garante que foi avisada por telefone sobre a data de inauguração das atividades no prédio do IAD.

    De acordo com a diretora do IAD, Edna Rezende, todos os alunos foram informados das datas pelo telefone. Ela garante que os estudantes não terão prejuízo com a programação diferenciada. "O calendário da Universidade programa 17 semanas de aulas por semestre, mas para nós cumprirmos toda a creditação precisamos de 15", revela.

    As obras do prédio do IAD devem ser finalizadas na semana que vem. Ainda faltam ajustes como a entrega do plano de eletricidade. Após a inauguração, a unidade passa para a segunda etapa de obras, que deverão ser entregues até o dia 26 de junho.

    Esse ano, a UFJF ofereceu quatro novos cursos: Engenharia Sanitária e Ambiental, Nutrição e Música, além de um novo modelo de ingresso, o chamado Bacharelado Interdisciplinar (BI), na área de Ciências Exatas e Artes e Design.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.