Sexta-feira, 8 de maio de 2009, atualizada às19h

UFJF informa ao MEC sobre sua decisão de adotar o Enem como opção à primeira fase do vestibular

Da Redação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comunicou nesta sexta-feira, 8 de maio, ao Ministério da Educação (MEC) que irá aderir parcialmente à proposta de unificação do processo seletivo das instituições federais,
através do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ficou estabelecido que já neste ano o candidato poderá optar pelo novo Enem como primeira etapa do processo seletivo. Mesmo assim, deverá
realizar a primeira e segunda fase do vestibular tradicional, como é feito atualmente.

A proposta possibilita ao candidato escolher a melhor das duas notas para a segunda fase da seleção (discursiva, conforme área de conhecimento). Dessa forma, aumenta-se a possibilidade de ingresso do aluno, que poderá avaliar suas chances e ainda melhorar seu resultado.

Nesta sexta-feira, o Conselho Superior da UFJF se reuniu para definir a questão e informar ao MEC sua posição oficial. Apesar dos recursos movidos pelo Colégio de Aplicação João XXIII e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Universidade permaneceu fiel à proposta já votada pelo Congrad e divulgada no dia 23 de abril.

Vale lembrar que o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) permanece inalterado, assim como o sistema de cotas já adotado pela instituição.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes