• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Quinta-feira, 29 de abril de 2010, atualizada às 16h45

    Projeto possibilita aproximação de estudantes da rede municipal com artistas locais

    Aline Furtado
    Repórter

    Cem estudantes de 8 a 10 anos da Escola Municipal Fernão Dias Paes, localizada no bairro Bandeirantes, participaram, nesta quinta-feira, 29 de abril, de uma atividade diferente. Os alunos receberam a visita do artista plástico Gerson Guedes, que contou sobre sua trajetória, falou sobre a história de Juiz de Fora, além de dar explicações sobre as técnicas utilizadas na pintura.

    A visita faz parte do projeto Ciranda das Artes, lançado nesta quinta-feira pela Secretaria de Educação (SE). O objetivo é ampliar a referência artístico-cultural dos alunos da rede municipal de ensino, por meio do contato destes estudantes com artistas da cidade. A intenção é promover, até o mês de novembro, visitas de artistas relacionados com áreas diversas, como teatro, dança, cinema, entre outras.

    Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Fernão Dias Paes, Dina Pereira, este tipo de contato tem muita importância na formação dos estudantes. "O encontro serviu para quebrar a barreira entre o artista e o aluno, já que estes viam o Gerson como celebridade presente em uma realidade distante. As crianças puderam entender que cada um é um artista em potencial." 

    Dina explicou que antes de a escola receber a visita do artista, os professores desenvolveram trabalhos referentes à vida artística de Gerson Guedes. "Os alunos tiveram um contato prévio com a biografia e com as obras dele. O próximo passo é levá-los à igreja do bairro Bom Clima, onde há vitrais pintados por Gerson." Antes da visita, a SE disponibiliza para as escolas material informativo sobre a vida e a obra do artista.

    Para Gerson Guedes, a experiência foi gratificante. "Houve uma troca de energia muito boa. O acolhimento das opiniões, assim como a aproximação com os estudantes, só foi possível graças à preparação preliminar desenvolvida pelos professores nas disciplinas." Na próxima sexta-feira, dia 30, alunos da Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho, no bairro Vila Ideal, recebem o ator e contador de histórias Nelson Faria.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.