Walace Nolasco Walace Nolasco 18/1/2011


Grandes expectativas na área de concurso público para 2011

Foto simulando uma prova de concursoComeçamos 2011 com boas expectativas no que diz respeito aos concursos públicos. As pessoas interessadas em ingressarem na carreira pública já podem começar a estudar, pois as opções serão muitas, com bons salários e variados benefícios. Espera-se que sejam disponibilizadas mais de 40 mil vagas de trabalho em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nos próximos 12 meses. Quase a metade desse quantitativo foi anunciada pelo Ministério do Planejamento como necessárias para o preenchimento das vagas nos organismos federais diante das aposentadorias ocorridas nos últimos anos.

Especula-se que pelo menos 60 processos seletivos significativos sejam realizados neste novo ano que se inicia. Vários estados, envolvidos com as eleições de novos governadores em 2010 adiaram suas seleções de servidores para 2011. No entanto, os concursos mais aguardados estão na esfera federal e já começam a despontar notícias dos processos seletivos de mais atração de candidatos. Entre os concursos previstos e anunciados pelos sites especializados, os mais aguardados são o da Petrobrás, Polícia Federal, Senado, INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), Defensoria Pública da União, Ministério da Fazenda, Banco Central, Banco do Brasil e Correios.

A grande dica que damos consiste na pesquisa. O candidato a um cargo público já deve ter em mente qual é sua área de interesse e os órgãos que almeja servir. Diante desta informação, deve realizar uma pesquisa para verificar quando foi a última prova realizada para aquele cargo e quem foi a organizadora. No site da organizadora ou do órgão pretendido, deve verificar no edital quais as atribuições e conteúdos programáticos apresentados. Também no site da organizadora ou em sites especializados para concurso público, vale a pena tentar buscar a prova que foi aplicada a sua área de interesse no último concurso. Tanto no edital antigo, quanto na prova já aplicada, estão contidas importantes informações, tais como área de estudo mais cobrada, conhecimentos necessários para as atribuições apresentadas. Com estas informações já dá para iniciar os estudos antecipadamente.

Outra pesquisa interessante a ser realizada é com relação à organizadora. O candidato pode verificar no site do órgão e nos antigos concursos já aplicados se o órgão tem costume de realizar licitação para escolha da organizadora ou se costuma contratar por dispensa de licitação. Neste último caso, muito utilizado pelos organismos federais, deve-se checar também quem foi a organizadora dos últimos processos seletivos. Se todos foram organizados por uma mesma organizadora, então, é muito provável que o novo processo seja organizado pela própria. Diante desta informação, vale pesquisar no site desta, as provas da mesma área pretendida aplicadas para outros órgãos. Esta pesquisa permitirá uma familiarização maior com o estilo de prova, evitando futuras confusões na resolução das questões e também possibilitando verificar as cobranças mais contínuas da banca avaliadora.

A posse destas informações unida à dedicação aos estudos confere ao futuro candidato mais competitividade e quem sabe oferta o grande diferencial que lhe proporcionará a conquista da vaga, pois, sem dúvida já sairá na frente na preparação pela grande disputa por um futuro profissional estável e seguro no setor público brasileiro.



Walace Nolasco é especialista em Comunicação Empresarial com grande experiência
na área de seleção pública de pessoal (concursos públicos).