• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Quinta-feira, 23 de dezembro de 2010, atualizada às 18h20

    UFJF chega aos 50 anos alavancando a educação em JF e na região

    Aline Furtado
    Repórter
    Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completa, nesta quinta-feira, 23 de dezembro, 50 anos de fundação. Ao longo destes anos, a instituição contribuiu para o desenvolvimento de Juiz de Fora e da região.

    Na data, em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a lei nº 3.858, que tornava federais as cinco faculdades já existentes na cidade, entre elas, Direito, Farmácia e Odontologia, Engenharia, Medicina e Economia. Com isso, foi criada a UFJF. 

    O anúncio da criação da instituição foi feito durante a colação de grau da primeira turma da Faculdade de Medicina, em 1958. Na ocasião, o paraninfo convidado, Juscelino Kubitschek, foi questionado a respeito do processo de federalização das faculdades. A partir de 1971, com a inauguração do campus, projetado pelo engenheiro Arthur Arcuri, e a implantação da reforma universitária, ocorrida em 1968, toda a organização e planejamento dos cursos foram centralizados e padronizados.

    Atualmente, a UFJF oferece 36 cursos de graduação, 23 de mestrado e nove doutorados que, juntamente com as especializações, MBA, residência, níveis médio, fundamental e técnico  contemplam 18.868 alunos. Hoje, a universidade conta com 2.132 funcionários entre técnicos, 1.144, e professores, dos quais 462 são doutores e 208 mestres.

    "Se olharmos esses 50 anos, vemos o quanto a nossa universidade está crescendo sem perder a qualidade", destaca o reitor da instituição, Henrique Duque, lembrando que o grande desafio da instituição é alcançar sucesso no Reuni, lançado pelo Governo Federal.

    A ex-reitora da UFJF, Margarida Salomão, destaca as conquistas da instituição ao longo dos anos. "Uma das grandes conquistas do meu mandato foi a possibilidade de aprofundar conquistas de reitorados anteriores, com a construção da identidade institucional da universidade." Além disso, ela destaca o importante papel da UFJF no acesso social à educação, seja por meio da constante ampliação do número de vagas ou das cotas.

    Galeria de fotos do campus da UFJF

    Fotos: Divulgação / UFJF

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.