Quarta-feira, 26 de outubro de 2011, atualizada às 18h50

Questões do Enem contidas em simulado de escola particular no Ceará fizeram parte de pré-teste em 2010

Victor Machado
*Colaboração
Estudantes

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que as 13 questões que foram aplicadas em um simulado de uma escola de Fortaleza (CE), semanas antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fizeram parte de um pré-teste do Enem realizado em outubro de 2010. Na ocasião, alunos do 3º ano do ensino médio teriam ficado com o caderno de questões. O Enem foi realizado nos últimos dias 22 e 23 de outubro.

A denúncia chegou ao Ministério Público Federal, por meio do procurador da República, Oscar Filho, que foi procurado por candidatos e constatou irregularidade ao comprovar a existência das questões. Com isso, o órgão irá encaminhar uma recomendação ao Ministério da Educação (MEC) para que o Enem 2011 seja anulado.

De acordo com Ministério Público Federal do Ceará, as questões em que o conteúdo foi antecipado foram as seguintes: no 1º dia, prova amarela, nº 87, 46, 50, 74, 57, 34, 33, 32 e 2º dia, prova amarela, 113, 180, 141, 173 e 154. Através da assessoria de comunicação do MPF, o procurador afirmou que o problema se repete, o que apresenta novamente um caso de vazamento de provas. 

Segundo informações da Agência Brasil, o MEC acionou a Polícia Federal (PF) para apurar o suposto vazamento do conteúdo da prova e já estuda cancelar o teste aplicado a 639 alunos da escola. Se a prova for cancelada, os 639 alunos de tal colégio terão que refazê-la no final de novembro, quando o exame será aplicado à população carcerária.

Em nota de esclarecimento, a direção do colégio envolvido no possível vazamento de questões afirma que "existe a possibilidade de que essas questões caiam no domínio público antes da realização oficial do exame, as quais eventualmente podem compor o banco de dados de professores e de outros profissionais da área de educação", lembrando que a metodologia utilizada pelo exame — Teoria de Resposta ao Item (TRI) — demanda a realização de pré-teste de calibragem das questões.

O colégio informa ainda que seu banco de questões pode ser integrado também por questões provenientes de sugestões dos alunos que realizaram o pré-teste, sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados. A nota levanta ainda que haveria evidências de que as questões em discussão teriam sido objeto de pré-testes efetivados para o Enem entre os anos 2009 e 2011.

Detentos realizam Enem em Minas Gerais

Os detentos de cinco unidades prisionais da Zona da Mata realizarão, em novembro, a prova do Enem. Ao todo, foram 46 inscritos detidos em unidades de Juiz de Fora, Muriaé e Viçosa. Somente em Juiz de Fora serão 22 detentos, sendo 21 da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires e um na Penitenciária José Edson Cavalieri. Em Muriaé serão quatro, e em Viçosa, outros 20. 

Esse é o segundo ao em que os presos de Minas Gerais irão realizar o Exame. A Lei de Execução Penal prevê a remição da pena em um dia para cada 12 horas de estudo. Hoje, cerca de 5.500 presos estudam enquanto cumprem pena em unidades prisionais de Minas Gerais. Desse total, 565 cursam o Ensino Médio e outros 4.081 já concluíram essa etapa e também podem participar do Enem.

As provas dos detentos acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro, dentro das próprias unidades prisionais, em salas especialmente preparadas. Nos locais terão fiscais de corredor e um coordenador do próprio estabelecimento prisional.

As provas são diferentes das realizadas no Enem regular, mas com o mesmo nível de dificuldade. No primeiro dia serão avaliados os conteúdos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia, as provas serão de Linguagens, Códigos, Matemática e Redação. A partir do resultado dos testes, os detentos poderão concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a vagas em universidades que aceitem a nota do Enem como critério de entrada para o Ensino Superior.

Inep divulga gabaritos

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir os gabaritos das provas realizadas no último fim de semana. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última terça-feira, 25 de outubro, as alternativas corretas das provas.

O aluno pode conferir, na página do Inep na internet, os cadernos de provas e respostas das provas dos cadernos azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Confira o gabarito da prova azul no dia 22 de outubro e 23, da prova amarela do dia 22 e 23, do caderno branco, cinza, e rosa do dia 22 e 23.

As notas de cada candidato poderão ser consultadas a partir da primeira semana de janeiro.

*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken