Quarta-feira, 4 de setembro de 2013, atualizada às 09h41

Cinco cursos da UFJF estão entre os mais bem avaliados do país

UFJF

Cinco cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram classificados com cinco estrelas na última avaliação realizada pelo Guia do Estudante. Direito, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Pedagogia atingiram a nota máxima do ranking, que avaliou 28 cursos da instituição.

A classificação de quatro estrelas foi atribuída a 19 cursos e três receberam três estrelas. De acordo com a instituição, são 27 cursos que se classificam entre os melhores do país, além de ser a primeira vez que a média global da universidade é registrada com quatro estrelas.

As melhores graduações recebem nota cinco, quatro ou três, equivalentes aos níveis de excelente, muito bom e bom, respectivamente. As outras opções são regular, ruim e "prefiro não opinar".

Os critérios utilizados para a avaliação são o oferecimento de titulação de bacharelado e licenciatura; ter uma turma formada há pelo menos um ano; no mínimo uma turma em andamento; e ainda a previsão para abertura de novas turmas no próximo processo seletivo. A instituição afirma que alguns cursos não participaram da análise deste ano por não terem turmas encerradas, como foi o caso do curso de Ciências Contábeis. A avaliação ocorreu no primeiro semestre de 2013.

Receberam quatro estrelas os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Odontologia, Psicologia, Química e Serviço Social. Na classificação de três estrelas ficaram os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Estatística e Turismo.

Guia do Estudante

Guia do Estudante

O ranking de cursos superiores é realizado a partir dos dados da avaliação anual de cursos superiores, realizada há mais de 20 anos. Durante nove meses, 19 profissionais contam com a ajuda de mais de três mil professores e coordenadores de faculdades para atribuir os conceitos aos cursos avaliados. O resultado deste ano já foi liberado para as instituições de ensino, mas o lançamento da edição do Guia do Estudante Profissões e Vestibular 2014 está previsto para 11 de outubro.

Com informações da Assessoria


ACESSA.com - Cinco cursos da UFJF est?o entre os mais bem avaliados do pa?s