Semestre letivo começa com trote para alunos da UFJF

Principais vias de Juiz de Fora foram ocupadas pelos estudantes na manhã desta segunda-feira

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
17/03/2014

O primeiro dia letivo do calendário de 2014 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi marcado mais uma vez pelo trote. Em clima de paz, os veteranos se reuniram e perguntaram aos calouros quem desejava participar da brincadeira. Aqueles que aceitaram, foram para o lado de fora da universidade.

Até uma aluna do 2º período entrou na brincadeira. É o caso da estudante de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Aquino, 19. "Eu acho divertido, não é um clima de zuação e não tem bebida. No semestre passado eu não pude tomar, achei importante vir e participar desta vez. Acho importante ter alguma coisa que marque o início do curso", explica.

Caloura no curso de Jornalismo, Débora Lisboa, 17, considera a atitude válida. "Eu acho legal, afinal, é uma coisa que vai acontecer uma vez só na vida", pontua. Já a veterana de Débora, Luiza Dias, 19, fez parte da brincadeira no semestre passado e conta um pouco da sua experiência. "No início fiquei preocupada, mas depois acabei fazendo amizades com outros calouros e com veteranos. É um rito de passagem na faculdade", diz.

Trote é proibido

Embora aconteça em todo início de semestre, o trote para a UFJF é considerado proibido e deve ser denunciado. Uma nota disponível no portal da instituição diz que "para que fique claro aos calouros, a Universidade reitera a proibição do trote. O aluno não é obrigado e nem deve participar destas atividades. Aqueles estudantes ou familiares que desejarem se informar ou denunciar essas práticas dentro do campus poderão procurar presencialmente a Central de Atendimento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou enviar email para faleconosco@ufjf.edu.br."

ACESSA.com - Semestre letivo come?a com trote para alunos da UFJF