• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Segunda-feira, 16 de outubro de 2017, atualizada às 7h34

    Seminário debate racismo, gêneros e pluralidade

    Da redação

    Estão abertas, até a próxima sexta-feira, 20 de outubro, as inscrições para o 5º Seminário Internacional de Serviço Social, que terá como foco a denúncia da exploração, opressão, perseguição e genocídio de raças e etnias no Brasil, na América Latina e no mundo.

    Para a  conferência de abertura, no dia 23, às 19h, o convidado é o professor Jorge Sainz, da Universidade Mayor de San Andres, em La Paz (Bolívia). O pesquisador analisará os desafios de  constituição e consolidação do Estado Plurinacional em seu país, a partir das reivindicações de grupos étnicos e indígenas.

    Na manhã do dia 26, o professor Pedro Gabriel da Silva, da Universidade de Trás-os_Montes e Alto Douro, de Portugal, apresentará a palestra “Lutas sociais e renovação crítica do Serviço Social na Europa (1960-1980): Portugal e Espanha”. Na tarde do mesmo dia, o professor Roberto Zampani, da Universidade Nacional de Rosario (Argentina), fará análise semelhante do período, mas com foco na América Latina.

    Os debates sobre exploração e lutas sociais são também destaque na programação com palestras nos dias 24 e 25. A primeiro, no dia 24, às 19h, tem como tema classe social, gênero, orientação sexual e os movimentos sociais LGBTTI como espaços de luta e resistência na sociedade capitalista. A segunda palestra acontece no dia 25, também às 19h, sobre a desigualdade étnico-racial e o combate ao racismo. Serão abordadas as particularidades étnico-raciais brasileiras, estereótipos e preconceitos, movimentos sociais e luta pela defesa de direitos.

    O evento se encerra no dia 26 de outubro. Todas as atividades ocorrem nas dependências da Faculdade de Serviço Social e no Anfiteatro de Estudos Sociais, ao lado da cantina da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.