• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação
    Terça-feira, 25 de junho de 2019, atualizada às 17h52

    UFJF na Praça promove cerca de 500 atividades até sexta-feira

    Da redação

    Até a próxima sexta-feira, 28 de junho, na Praça da Estação, os juiz-foranos poderão conhecer de perto pesquisas e exposições de projetos de ensino e extensão realizados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Manifestações culturais, artísticas também integram a programação. Cerca de 500 atividades desenvolvidas por alunos, professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) serão apresentadas à população na programação do UFJF na Praça ao longo da semana. O evento irá reunir mais de 250 projetos nas diferentes áreas do conhecimento, produzidos na Universidade.

    De terça a sexta-feira, entre 25 e 28 de junho, das 7h às 19h, os visitantes poderão percorrer estandes, acompanhando demonstrações, recebendo informações sobre projetos, iniciativas e serviços por meio de conversas e de atividades lúdico-pedagógicas. Nos intervalos, estão previstas manifestações culturais e de interação com os presentes. A entrada é livre, aberta à participação de grupos e escolas, e não há restrição de público ou necessidade de inscrição prévia.

    Confira alguns destaques:

    Terça-feira (25/06)

    Prevenção ao Tabagismo

    Configurado como um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade, o tabagismo ativo é a maior causa de morte evitável no mundo ocidental. A partir dessa proposta, uma das atividades apresentadas será o projeto ‘Prevenção do tabagismo em estudantes de 12 a 17 anos nas escolas públicas de Juiz de Fora: implementação local do programa Education Against Tobacco-Brazil (EAT)’.

    O projeto faz parte de uma rede mundial, conduzida por estudantes de medicina e médicos em mais de 70 escolas médicas, distribuídas em 13 países, cuja missão é atuar no combate ao tabagismo através da prevenção primária em estudantes de 12 a 17 anos por meio de aconselhamento, uso de softwares e materiais previamente testados e aplicados. Este projeto recebe apoio da Escola de Medicina de Harvard e do Brigham and Women’s Hospital, instituições líderes em medicina no mundo. O EAT visa, por meio de intervenções nas escolas públicas de Juiz de Fora, diminuir a incidência de jovens fumantes na cidade.

    Estudos das partículas fundamentais que compõem o Universo

    Durante todo o dia, o projeto ‘Estudo das partículas fundamentais que compõem o universo’, pretende apresentar trabalhos, que vêm sendo desenvolvidos na faculdade de Engenharia Elétrica, focados no estudo e na busca de partículas fundamentais que compõem o universo. Por colaborar com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), onde está localizado o maior colisor de partículas do mundo, a ideia é explanar, também, sobre esse ambiente de cooperação internacional.

    Tratamento odontológico a pacientes com câncer

    Na tarde de terça-feira, começam as apresentações do projeto Tratamento Odontológico a Paciente Oncológico (Topo). O grupo de pesquisadores estará presente ao longo do evento, apresentando e demonstrando as práticas preventivas das lesões causadas pelo tratamento radioterápico na região de cabeça e pescoço .

    Tabela Periódica na Praça

    Em 2019 está sendo comemorado o ano internacional da tabela periódica. Dessa maneira, o projeto ‘Tabela Periódica na Praça’ apresentará uma mini tabela e vários experimentos envolvendo elementos químicos que se relacionam com o nosso cotidiano. A atividade começa a partir das 13h.

    Fogão a lenha econômico e ecológico

    A proposta é demonstrar um fogão a lenha econômico e ecológico em operação, de maneira a apresentar uma possibilidade de economia do gás de cozinha. Dada a simplicidade do fogão, as pessoas poderão fabricá-lo por conta própria e em suas próprias casas. A ação começa às 13h.

    Matemática para deficientes visuais

    O projeto ‘Matemática para deficientes visuais’ irá expor materiais pedagógicos adaptados ao deficiente visual para o ensino de matemática. A atividade pode ser conferida a partir das 13h.

    Confira a programação completa da terça-feira.

    Quarta-feira (26/06)

    Yoga e Saúde

    A manhã da quarta-feira, 26, terá a apresentação e demonstração prática do projeto ‘Yoga e saúde: práticas de yoga e atividades educativas na promoção da saúde do trabalhador’. Desenvolvido pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar da UFJF, oferece para trabalhadores vinculados à UFJF práticas semanais, contendo atividades de educação para a saúde e exercícios físicos, respiratórios, de relaxamento, concentração e meditação, amparados pelo arcabouço filosófico do yoga. A ação acontece entre 8h e 13h.

    Atendimento a mulheres com HIV

    Durante toda a quarta-feira, o ‘Projeto Semente: Acolhendo e ressignificando o atendimento a saúde das mulheres (heterossexuais, bissexuais, e lésbicas) com HIV’ irá divulgar a importância da consulta de enfermagem no rastreamento do câncer de colo de útero, as formas de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, o serviço prestado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) onde são realizados os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

    Mediação jurídica

    A proposta do ‘Dialogar Núcleo de Mediação’ é apresentar a mediação como método adequado para resolver e solucionar determinados conflitos. A exposição será realizada por meio de conversas, dinâmicas e atividades no local. Além disso, o grupo pretende criar o Museu da Empatia, com o uso de sapatos e gravações com fones. A ação acontece o dia todo e poderá ser conferida em outros dias durante o evento.

    Culturas africanas e afro-brasileiras

    Presente na tarde do dia 26 e na manhã de quinta-feira, 28, o projeto ‘Culturas africanas e afro-brasileiras’ apresentará a produção artística de novos criadores afrodescendentes e seus desdobramentos educacionais; comunidades remanescentes de quilombos; cartografias da arte africana contemporânea no Brasil: imagens, poéticas e educação; e  ações afirmativas: cotas para estudantes negros.

    Prevenção ao alcoolismo

    Buscando uma ação de prevenção ao alcoolismo, o projeto ‘Psicoterapias Breves por internet para dependentes de álcool’ estará entrevistando pessoas e utilizando um instrumento de rastreio do uso de álcool (AUDIT) para detectar o padrão de consumo e dependentes da substância. Será fornecido ao participante o feedback de seu resultado e uma intervenção breve. Caso se identifique dependência, o participante será encaminhado para um tratamento especializado oferecido no Centro de Psicologia Aplicada. A ação começa às 13h.

    Educação Financeira

    O projeto ‘Educação financeira para a população’ começa às 7h e pretende apresentar as ações de extensão do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) relativas à educação financeira, empreendedorismo e investimentos.

    Ressignificando memórias através das artes

    O projeto tem como objetivos valorizar a memória afetiva, autoestima e desenvolver e estimular a coordenação motora. Para isso, será proposto a realização de oficinas com o intuito de proporcionar um ambiente de “ateliê”. A proposta é induzir os participantes a ingressarem em atividades significativas e que os interessem. As oficinas acontecerão em dois horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

    Confira a programação completa da quarta-feira.

    Quinta-feira (27/06)

    PET Elétrica

    Durante o dia, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Elétrica estará demonstrando os princípios e objetivos do programa, metodologia de trabalho e principais projetos desenvolvidos pelo grupo, tais como robô seguidor de linha, impressora 3D, braço robótico e drone.

    Fazendo tintas

    O projeto pretende apresentar o desenvolvimento de pigmentos finos com terras da região para produção de tintas artísticas de alta qualidade. A ação começa a partir das 13h.

    Desvendando rótulos de alimentos

    O objetivo desse projeto é ensinar a leitura de rótulos de alimentos processados para a população, de modo, que compreendam a composição nutricional das comidas e tenham autonomia em suas escolhas alimentares. O projeto inicia as atividades às 13h.

    Prestação de Serviços da Farmácia UFJF

    A partir das 13h, o projeto ‘Prestação de serviço farmacêutico na Farmácia Universitária da UFJF’ oferece à população ações de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e orientação para o uso racional de medicamentos.

    Confira a programação completa de quinta-feira.

    Sexta-feira (28/08)

    Foguetemodelismo

    A partir das 7h, o ‘Supernova Rocketry’ irá apresentar os projetos de foguetemodelismo da equipe. Serão demonstrados foguetes em escala reduzida para apogeus de 500 e 1.000 metros de altura.

    Dez passos para alimentação saudável

    Ao longo do dia, o projeto fará uma abordagem simples e rápida sobre a alimentação saudável, alimentos in natura, processados e ultraprocessados, antropometria em caráter de avaliação nutricional, dicas de substituição de alimentos e lista de equivalência entre alimentos.

    Primeiros socorros – GET Medicina

    A partir das 13h, o Grupo de Educação Tutorial Medicina da Faculdade de Medicina irá realizar demonstração de primeiros socorros em indivíduos vítimas de parada cardiorrespiratória e crianças vítimas de engasgamento. São manobras simples que as pessoas devem aprender a fim de prover um atendimento imediato até a chegada da equipe de paramédicos e médicos.

    Prevenção contra hipertensão nas escolas

    O projeto ‘Discutindo saúde: prevenção contra hipertensão em escolares de Juiz de Fora’ tem como objetivo avaliar os parâmetros cardiovasculares, orientar e transmitir informações sobre hábitos saudáveis para a prevenção e regulação da Hipertensão Arterial em alunos das unidades de ensino da região. A apresentação se inicia às 13h.

    Eficiência energética para Cidades Inteligentes e sustentáveis

    A partir das 13h, o Grupo de Modelagem Computacional Aplicada apresentará pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável das cidades e ao uso de tecnologia no cotidiano. O grupo pretende demonstrar alguns experimentos relacionados à economia de energia que podem ser reproduzidos em casa, como um ar condicionado ecológico e um carregador de celulares que utiliza energia solar, sendo que fazem parte do conjunto de energias renováveis, não causam poluição e possuem relação com o crescimento das cidades inteligentes. Além disso, serão apresentados alguns resultados que demonstram como a substituição de alguns materiais em construções podem trazer maior conforto aos usuários, promover economia de energia e reduzir custos operacionais.

    Confira a programação completa de sexta-feira.

    Organização

    O evento é organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) e com apoio do Conselho Superior (Consu) e da Diretoria de Imagem Institucional.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.