Segunda-feira, 26 de julho de 2010, atualizada às 16h48

Pesquisa aponta Itamar Franco com 42% da intenção de votos para senador

Clecius Campos
Repórter

O ex-presidente Itamar Franco (PPS) aparece em segundo lugar na pesquisa de intenção de votos, divulgada nesta segunda-feira, 26 de julho, com 42%. Ele fica atrás apenas do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 62% de possíveis votos. O também juizforano Rafael Pimenta (PCB) aparece com 2%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da Folha de São Paulo e da Globo Comunicação e Participações SA, na metodologia de resposta estimulada e múltipla, com votação em dois candidatos.

A pesquisa questionou 1.250 eleitores, em 51 municípios mineiros, incluindo Juiz de Fora, entre os dias 20 e 23 de julho. Na cidade, foram entrevistados moradores do Centro e dos bairros Benfica, Jóquei Clube e Mariano Procópio (ver mapas). Esta é a primeira pesquisa de intenção de votos após a oficialização das candidaturas ao Senado.

Dos entrevistados, 40% afirmaram ainda não saber em quais políticos irão votar para o Senado. Outros 16% disseram que irão anular, deixar o voto em branco ou não votar em nenhum dos candidatos apresentados. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), aparece em terceiro lugar, com 23% das intenções de voto. Depois dele, estão Marilda Ribeiro (PSOL), Alfredo José Leite Guimarães (PRB), Roberto Francisco Pereira (Betão - PCO), Efraim Moura (PSTU), José João da Silva (PSTU), Miguel Martini (PHS), Rafael Pimenta (PCB), Waldeir Fernandes da Silva (Mineirinho - PSOL) e José (Zito) Vieira Filho (PCdoB) (ver tabela abaixo).

Intenção de voto para senador do Estado de Minas Gerais
(Resposta estimulada e múltipla, em %)
Candidatos Partido 20 a 23/07/2010
Aécio Neves PSDB 62
Itamar Franco PPS 41
Pimentel PT 23
Marilda Ribeiro PSOL 4
Alfredo PRH 2
Betão PCO 2
Efraim Moura PSTU 2
José João da Silva PSTU 2
Miguel Martini PHS 2
Rafael Pimenta PCB 2
Mineirinho PSOL 1
Zito Vieira PCdoB 1
Em branco/nulo/nenhum 16
Não sabe 40

Fonte: Instituto Datafolha

Hélio Costa lidera para governador

Com 44% das intenções de voto, o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) lidera a pesquisa divulgada pelo Datafolha. O candidato da coligação Todos Juntos por Minas está 26 pontos a frente do atual governador Antônio Anastasia (PSDB), com 18%. Professor Luiz Carlos (PSOL) e Vanessa Portugal (PSTU) dividem o segundo lugar, com 2% cada um. Edilson Nascimento (PTdoB), Fabinho (PCB), Pepê (PCO) e Zé Fernando Aparecido (PV) têm 1% cada um. Brancos e nulos somam 7%, enquanto 23% dos eleitores disseram estar indecisos.