Sexta-feira, 4 de novembro de 2016, atualizada às 13h02

UFJF divulga edital com 305 vagas em intercâmbio

Da redação

Está aberto o edital para o preenchimento de 305 vagas em cursos no exterior. Das vagas oferecidas, 20 são bolsas com valores que variam entre R$3.400 e R$6.500, dependendo da região de destino. A oferta é do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dados sobre vagas, instituições e bolsas estão disponíveis no site da DRI. O período de intercâmbio terá duração de um ou dois períodos letivos.

Inscrições

Os interessados têm até o dia 17 de novembro mês para se inscreverem. O resultado da primeira fase das inscrições sairá no dia 25 de novembro. No ato da inscrição, o aluno deve confirmar suas informações pessoais e preencher os dados sobre o intercâmbio e currículo, além de criar uma senha de acesso. Além da inscrição, o aluno precisa enviar os comprovantes de currículo em um arquivo PDF e um vídeo de até 60 segundos, no qual deverá argumentar sobre sua participação.

Requisitos obrigatórios

Ser brasileiro ou possuir visto de permanência no país é um dos requisitos para participação no processo seletivo. Além disso, o interessado precisa ser aluno da UFJF e estar cursando, no mínimo, o 2º período de seu curso.  Ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 60 é outro critério para a participação, bem como atender todos os requisitos específicos exigidos pela instituição estrangeira.

Os aprovados devem comprovar nível de proficiência em língua estrangeira, conforme o exigido pela instituição pretendida; obter visto de estudante e seguro saúde para o período do intercâmbio, considerando-se as exigências legais do país de destino; e não podem  ter trancado sua matrícula no semestre do intercâmbio ou no anterior. Todas as etapas do processo seletivo estão especificadas no edital.