Galo Carij? ? o l?der do Campeonato Mineiro Eraldo garante a vit?ria com gol de desempate nos ?ltimos minutos
da partida contra o Jacar?

Renata Solano
*Colabora??o
17/03/2008

Com a derrota do Cruzeiro e a vit?ria em cima do Democrata de Sete Lagoas, o Tupi mant?m sua invencibilidade e garante o primeiro lugar na tabela do campeonato estadual. O t?cnico Jo?o Carlos Costa, que buscava sua primeira vit?ria com o time, ficou satisfeito com o resultado, mas disse que ? preciso voltar aos treinos para os tr?s pr?ximos jogos.

Na ter?a-feira, dia 18 de mar?o, a equipe do Santa Terezinha volta aos treinos e precisa explorar bastante o contra-ataque, ? o que acredita o atacante Ademilson. O jogador, respons?vel pelo primeiro gol da partida, acredita que no primeiro tempo do jogo de domingo, dia 16, o time deixou muito a desejar.

"O time errou muitos passes, falhou em muitas jogadas, em posicionamento e em marca??o, mas no segundo tempo, melhoramos um pouco, ainda n?o foi o desempenho que a gente esperava, mas deu para garantir a vit?ria e os tr?s pontos na tabela", define Ademilson.

Apesar do tempo ter ajudado o time, por causa do sol brando e por n?o ter chovido, a torcida compareceu em menor n?mero que na semana passada (relembre o jogo). Os 4.199 torcedores pagantes garantiram um total de R$ 27.090 de arrecada??o de renda.

Segundo o t?cnico, os torcedores ficaram muito bravos durante a partida. "Ouvi compara?es com o outro t?cnico, sei que sempre vai haver esse tipo de situa??o, mas tive que ser cauteloso para garantirmos a vit?ria, mesmo que tenha sido no sufoco como foi", comenta.

Foto de Eraldo O meio campo Hugo, que fez uma bela partida na semana passada, garantiu a entrada como titular, mas n?o rendeu como poderia ter rendido. J? o atacante Eraldo (foto ao lado), que entrou no segundo tempo da partida, foi o autor do gol que garantiu a vit?ria dentro de casa e a coloca??o em primeiro lugar isolado na tabela.

Eraldo se diz satisfeito com a sua atua??o, mas afirma que ? preciso muito treino para o time. "Foi um jogo at?pico e o torcedor que ficou at? o final da partida p?de conferir o gol maravilhoso, n?o pela beleza, mas pela conquista, alegria e confian?a do grupo", afirma o jogador.

O gol de quem acredita, uma disputa na pequena ?rea com o goleiro, fez com que alguns dos torcedores que j? estavam desanimados e indo embora voltassem correndo para vibrar com a vit?ria e implicar com os jogadores advers?rios atrav?s da cerca do campo.

A vit?ria deixou um gostinho de quero mais para os torcedores que v?o ficar duas partidas sem acompanhar o galo de perto. As pr?ximas disputas, contra o Atl?tico, no Mineir?o, e contra o Villa Nova, em Nova Lima, respectivamente, nos dias 23 e 26 de mar?o s?o decisivas para a classifica??o do time juizforano e para o torcedor manter as pazes com o time, que volta ao M?rio Hel?nio em grande estilo para jogar contra o vice-campe?o, Cruzeiro, no dia 06 de abril.

Expectativas para o pr?ximo jogo

O Galo Carij? enfrenta o Atl?tico, no domingo, dia 23 de mar?o e, segundo Costa, o time treina a partir de ter?a-feira para conseguir um bom resultado nas pr?ximas oportunidades. "Nos reapresentamos na ter?a-feira com um trabalho f?sico e t?cnico, na quarta-feira, eu come?o a definir a equipe. Na quarta, quinta e sexta, vamos ter tr?s dias de trabalho t?cnico e t?tico", afirma Jo?o Carlos.

Foto do jogo no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora Foto de torcedores assistindo ao jogo enmtre Tupi e Democratas de Sete Lagoas Foto do jogo no campo do Est?dio Municipal M?rio Hel?nio em Juiz de Fora

O t?cnico comenta que as pr?ximas disputas n?o v?o ser t?o f?ceis como as ?ltimas disputas em casa. "Al?m de serem jogos fora de casa, sem o apoio da torcida, s?o advers?rios fortes, mas temos um ponto positivo, porque nosso time vai mais leve para esses jogos por causa dessa vit?ria", fala Costa que acrescenta a possibilidade de surpreender com mais uma vit?ria.

O atacante Eraldo comenta que a expectativa ? de vit?ria. "Queremos conquistar mais oportunidades e garantir o n?mero m?ximo de pontos para o grupo", descreve o jogador que sentiu medo de morrer enquanto aguardava socorro na hora que se sentiu mal por causa de uma pancada nas costas e da falta de ar, no domingo.

Foto de Caetano O volante Caetano (foto ao lado) teve um bom desempenho no jogo de domingo, mas confessa que a disputa foi muito dif?cil. "O nosso trabalho tem sido bem feito e vamos sair mais tranq?ilos para as pr?ximas partidas, estamos quase classificados para a semi-final e vamos jogar mais tranq?ilos sem a press?o de ter que ganhar em casa, queremos um resultado positivo. Vou ter que jogar sem o Lucas, que recebeu o terceiro cart?o amarelo e ele sempre me ajudava no setor de marca??o, mas tenho certeza que o substituto vai estar bem preparado", afirma.

O presidente do clube, ?ureo Furtuna, se diz satisfeito com o desempenho do novo t?cnico e afirma que est? confiante para essa campanha do Tupi. "O Jo?o Carlos ? muito experiente e, por isso sempre acreditei nele, tenho certeza que ele ? um t?cnico de primeira linha e que sob sua dire??o vamos continuar coroando o trabalho do grupo, vamos buscar excelente resultado em Belo Horizonte e fazer uma festa muito bonita no dia 06 de abril aqui em Juiz de Fora contra o Cruzeiro", comenta.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF