Os gigantes e os pigmeus

Ailton Alves Ailton Alves 16/06/2008

Imagem ilustrativa Giants (Gigantes) ? o t?tulo original do filme - no Brasil, "Assim Caminha a Humanidade" - no qual James Dean e Rock Hudson duelam a vida toda por Elizabeth Taylor e petr?leo. ? o segundo melhor filme a tratar de ambi?es desmedidas. O primeiro ? "O Tesouro de Sierra Madre", no qual Humphrey Bogart torna-se um pigmeu e desaparece por completo, moral e fisicamente, por conta da maldi??o do ouro.

No mundo do esporte, a semana foi pr?diga em nos mostrar gigantes e pigmeus, ambi?es, atos de grandeza e momentos de pequenez humana.

Felipe, o goleiro do Corinthians e o melhor do pa?s, ? um gigante - ou era. H? pouco tempo, nas semifinais da Copa do Brasil contra o Botafogo, defendeu o p?nalti decisivo e sacramentou sua fama de her?i. Ap?s a defesa, correu o campo todo, em ?xtase, e s? parou quando derrubado pelos companheiros, ?vidos por abra?os.

J? vi uma cena dessas com o grande Clodoaldo: num jogo contra o Corinthians, em 1977, ao ser expulso, o craque santista saiu socando o ar e mostrando a camisa do glorioso Santos Futebol Clube para os torcedores rivais que o vaiavam at? desmaiar, vencido pela emo??o e pelo cansa?o.

Na ?ltima quarta-feira, por?m, Felipe falhou nos dois gols do Sport, na decis?o da Copa do Brasil. Virou um pigmeu e foi sacado do time. Uma desumanidade!

Carlinhos Bala, o atacante do Sport, ?, na complei??o, um pigmeu - ou era. Parece o Macuna?ma, mas sem nenhuma pregui?a. Foi ele quem insistiu na jogada que resultou no gol de Enilton, no Morumbi, que acabou sendo fundamental para a conquista. Depois, abriu o placar no Recife. Irritou meio mundo com a sua malandragem e saiu de campo campe?o. Ser?, para todo o sempre, um dos gigantes da Ilha do Retiro, doravante chamada de Lost - onde os advers?rios se perdem.

Iziane, da sele??o brasileira de basquete, ?, na complei??o, uma gigante - ou era. Tomou uma atitude muito pequena, ao se recusar a voltar ? quadra, na derrota de sexta-feira, para a Bielor?ssia. Menos mal que as demais meninas foram grandes, no domingo, para bater Cuba e garantir vaga em Pequim.

Na Eurocopa, os pequenos - em estatura - holandeses destro?aram os gigantes italianos e franceses, jogando pelas pontas. Atacaram os advers?rios como os lilliputianos das viagens de Gulliver. E o grande viking Ibrahimovic, da Su?cia, ia dominando sozinho os espanh?is, mas n?o pode ir at? o fim da batalha. Disso se aproveitou o atacante Villa - com estatura de toureiro, menor que o touro - para, no ?ltimo minuto, fazer o gol da vit?ria da Espanha. A Turquia, por sua vez, perdia para a Rep?blica Tcheca por 2 a 0 at? a metade do segundo tempo. Em catorze minutos fez tr?s gols e virou o jogo. Caso raro de persist?ncia e bravura.

Luiz Felipe Scolari, o Felip?o, vai trocar a sele??o portuguesa, ap?s a Eurocopa e ?s v?speras das eliminat?rias para a Copa de 2010, pelo dinheiro russo do Chelsea. Caso cl?ssico de ambi??o desmedida.

Dunga, o t?cnico da sele??o brasileira de futebol, ? - n?o por acaso - um dos sete an?es. Pensa pequeno. Acha que pode dispensar craques, usar o passado a seu favor e acredita que se basta. Um caso perdido, de arrog?ncia e incompet?ncia.

Ailton Alves ? jornalista e cronista esportivo
Saiba mais sobre Ailton, clicando aqui!

Sobre quais temas da ?rea de Esportes voc? quer ler nesta se??o? O jornalista e cronista esportivo Ailton Alves aguarda suas sugest?es no e-mail esporte@acessa.com