Quinta-feira, 8 de abril de 2010, atualizada às 13h

Atlético e Cruzeiro garantem vaga para a semifinal do Mineiro

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Atlético e Cruzeiro garantiram a vaga para a semifinal do Campeonato Mineiro na última quarta-feira, 7 de abril. Os times aguardam os resultados dos confrontos entre Villa Nova e Democrata e entre Tupi e Ipatinga para conhecerem os próximos adversários.

O Atlético empatou em 2 a 2 com o América e conseguiu a vaga, pois também empatou no primeiro jogo entre as equipes e fez uma campanha melhor do que o Coelho na primeira fase da competição.

O Atlético vai enfrentar na próxima etapa o vencedor da disputa entre Villa Nova e Democrata. Este pode perder por até três gols de diferença. A decisão da partida ocorre nesta quinta-feira, dia 8 de abril, às 19h30, em Governador Valadares.

América culpa arbitragem

Pela segunda vez contra o Atlético, a diretoria e o time do América culparam a arbitragem pela desclassificação nas quartas-de-final. Os erros do árbitro Renato Cardoso Conceição teriam chegado ao ápice aos 36 minutos, com a expulsão do zagueiro Preto em uma jogada em que até a penalidade teria sido duvidosa. “Os jogadores colaboraram com a arbitragem, mas o árbitro não colaborou com eles. O árbitro teve dois comportamentos no jogo. Antes e depois do gol do Atlético, basta analisar os lances”, destacou o técnico americano Mauro Fernandes, no site oficial do clube.

Ele ressaltou o prejuízo que foi a expulsão de Preto e enalteceu a luta dos jogadores no campo. “Jogar cerca de 70 minutos com um a menos, contra um adversário de alto nível, é muito mais difícil. Mas os jogadores honraram a camisa americana. Estou satisfeito pelo desempenho da equipe, mas chateado com a desclassificação”, explica. Os gols da partida foram marcados por Zé Luís e Carlos Alberto para o Galo, e Joãozinho e Danilo para o América. 

Atlético 2 x 2 América
Local: Ipatingão – 19h30
Árbitro: Renato Cardoso Conceição (CBF/FMF)
Gols: Zé Luis, aos 5’2T e Carlos Alberto, aos 22’2T (Atlético); Joãozinho, aos 28’2T e Danilo, aos 45’2T(América)

Escalação
Atlético: 1-Aranha, 2-Coelho (13-Carlos Alberto, aos 41’1T), 3-Cáceres (18-Leandro, aos 33’1T), 4-Jairo Campos, 5-Werley, 6-Júnior (16-Ricardinho, aos 33’2T), 7-Muriqui, 8-Fabiano, 9-Diego Tardelli, 10-Renan Oliveira e 11-Zé Luis. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
América: 1-Flávio, 2-Danilo, 3-Gabriel, 4-Moisés (18-Joãozinho, aos 24’2T), 5-Leandro Ferreira, 6-Preto, 7-Fábio Júnior, 8-Dudu, 9-Laércio (13-Fabrício, no intervalo), 10-Irênio (15-Zé Rodolpho, aos 24’2T) e 11-Rodrigo. Técnico: Mauro Fernandes

Cartões Amarelos: Werley, Diego Tardelli e Leandro (Atlético); Flávio e Gabriel (América)
Cartão Vermelho: Preto (2 cartões amarelos)
Cruzeiro abusa de bola parada para vencer

O Cruzeiro, primeiro colocado na primeira etapa, venceu o Uberaba por 3 a 0. O Celeste abusou das jogadas e fez os três gols da partida através da tática. O primeiro gol, marcado logo aos 6 minutos do primeiro tempo, foi possível após batida de falta na área e cabeçada do zagueiro Leonardo Silva. Aos 47 minutos, Thiago Ribeiro ampliou o placar cobrando falta. A bola entrou direto para as redes do goleiro Fernando. Na etapa complementar, o Cruzeiro começou a administrar mais o jogo com toques no meio campo.

Com isso, o Uberaba partiu para cima e esteve próximo de marcar aos 10 minutos, com Thiago Marin. No entanto, aos 17 minutos, o meia Gilberto bateu falta na entrada da área e não deu chance para o goleiro adversário. O Celeste segue esperando o resultado de Tupi e Ipatinga. No primeiro jogo, o Tupi perdeu para o time do Vale do Aço por 2 a 1.

Uberaba 0 x 3 Cruzeiro
Local: Uberabão – 21h50
Árbitro: Alício Pena Júnior (CBF/FMF)
Gols: Leonardo Silva, aos 6’1T, Thiago Ribeiro, aos 45’1T e Gilberto, aos 17’2T (Cruzeiro)

Escalação
Uberaba: 1-Fernando, 2-Ivonaldo, 3-Rodrigão Paulista, 4-Rogério, 5-Balduíno, 6-Felipe Nogueira (13-Danilo Araguaia, aos 35’2T), 7-Ednei Baiano (18-André Nascimento, aos 15’2T), 8-Danilo Goiano, 9-Douglas, 10-Rafael Ipuã e 11-Thiago Marin (16-Gaúcho, aos 22’2T). Técnico: Marcos Birigui
Cruzeiro: 1-Fábio, 2-Jonathan, 3-Gil, 4-Leonardo Silva, 5-Fabrício (16-Fernandinho, aos 12’2T), 6-Marquinhos Paraná (15-Uchôa, aos 33’2T), 7-Fabinho, 8-Henrique, 10-Gilberto, 11-Thiago Ribeiro (9-Wellington Paulista, aos 37’2T) e 30-Kléber. Técnico: Adilson Batista

Cartões Amarelos: Fernando, Rogério, Balduíno, Ednei Baiano, Douglas e Thiago Marin (Uberaba); Leonardo Silva, Marquinhos Paraná, Fabinho, Henrique, Thiago Ribeiro e Kléber (Cruzeiro)

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes