Diego Alves Diego Alves 14/5/2012

 


Enfim, acabaram os Estaduais!

IlustraçãoApós longos cinco meses, chegaram ao fim os campeonatos estaduais. Nos confrontos decisivos dos principais torneios do país, pouca emoção. No Rio e em Sampa, Fluminense e Santos jogaram apenas para confirmarem o título. Detentores dos melhores elencos do país, ambos retomam o foco para a Libertadores, onde têm confrontos complicados nas quartas-de-final (os argentinos Boca e Vélez, respectivamente).

Por aqui, nas Minas Gerais, o Galo da capital se impôs diante do Coelho e jogou como time grande que é. A vitória incontestável e a conquista invicta foram importantes, porém não podem ser consideradas pelo comando alvinegro como suficientes para o ano. O elenco precisa ser encorpado com jogadores de qualidade e que cheguem para ser titulares (um goleiro, um lateral esquerdo, um meia armador e um atacante cairiam bem).

Para os vices, ficaram algumas lições. Guarani e América fizeram ótimas campanhas, eliminando nas fases finais times que eram apontados como favoritos, e resgataram um pouco da tradição que possuem no futebol nacional. O desafio para os dois clubes será a manutenção da base para a disputa da Série B, já que alguns de seus principais jogadores já receberam sondagens. Com os elencos atuais, Bugre e Coelho são fortes candidatos ao acesso.

O Botafogo, por sua vez, teve uma semana desastrosa, que culminou num fim trágico de semestre. Foram apenas três derrotas na temporada, porém em jogos cruciais. Faltaram equilíbrio e poder de decisão. A chegada de reforços para as disputas do segundo semestre é providencial. O alvinegro mostrou que não possui elenco para encarar duas competições simultâneas.

Para os gestores do nosso futebol, também ficaram lições. Será que vale a pena continuar insistindo com esses Estaduais "inchados" e com excesso de datas? O que foi visto, de maneira geral, foram muitos jogos de nível técnico baixo, estádios vazios e muita enrolação nas primeiras fases dos campeonatos.

Mas, o Brasileirão (20/5) e a Série C (26/5) vêm por aí! E, a partir da próxima semana, esses serão os nossos assuntos. Aguardo vocês!

Mais artigos


Diego Alves tem 25 anos e é amante do futebol. É jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pós-graduando em jornalismo esportivo. Hoje é comentarista do programa Na Área, da Rádio Universitária FM, também de Viçosa.

ACESSA.com - Campeonatos estaduais de futebol terminam com poucas emo?es