Sexta-feira, 25 de junho de 2010, atualizada às 18h20

Classificado para as oitavas, Brasil enfrenta o Chile

Carolina Gomes
Repórter

Depois do jogo sem grandes emoções contra Portugal, o Brasil conseguiu a classificação em primeiro lugar do grupo G e enfrentará o Chile, segundo colocado do Grupo H, nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, 28 de junho, às 15h30.

Para quem esperava o duelo entre, Brasil e Espanha, a seleção pentacampeã contra a campeã europeia, vai ter que esperar, quem sabe, até o dia 11 de julho. Com a classificação do Chile, os sul-americanos conseguiram colocar suas cinco equipes na sequência do torneio na África do Sul.

Apesar da atuação nada brilhante da seleção neste último jogo, as expectativas para a partida contra o Chile são as melhores. A gerente de vendas, Elizabeth de Oliveira Souza, afirma que o Brasil teve um rendimento abaixo do esperado, mas aposta na vitória por 3 a 2 contra o Chile. "O Brasil tem muito o que mostrar, falta organização da parte técnica." 

O estudante Adriano Gonçalves Dias Júnior acredita que o Chile irá colocar pressão em cima do Brasil, mas a seleção brasileira conseguirá uma vitória apertada por 2 a 0. "Será um gol de Luís Fabiano e outro do Kaká", arrisca.

Atuação contra Portugal

Nem Portugal e nem Brasil pareciam estar realmente lutando pela vitória. Na seleção brasileira, a atuação de Júlio Baptista, que entrou no lugar de Kaká, suspenso, não foi das melhores, o jogador esteve apagado durante todo o jogo, não participando de nenhum lance relevante. A ausência de Robinho foi uma surpresa para todos, que estranharam a presença de Nilmar em seu lugar.

Portugal atuou formando uma linha de defesa no meio-campo, desarmando todas as jogadas brasileiras. A partir das desarmadas o contra-ataque português ofereceu algumas situações de perigo à defesa brasileira, que atuou de forma precisa.

Com poucos lances de perigo, um dos destaques do jogo foi o número de cartões amarelos distribuídos, sete no total, quatro para Portugal e três para o Brasil. Invictas, as seleções seguem para a próxima fase, quando o Brasil enfrenta o Chile, em um duelo sul-americano e Portugal a Espanha, no duelo europeu.

Escalação

O Brasil entrou em campo com a seguinte escalação: Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Felipe Melo, Michel Bastos, Gilberto Silva, Luís Fabiano, Daniel Alves, Júlio Baptista e Nilmar. Ainda no primeiro tempo, Josué entrou no lugar de Felipe Melo. No segundo tempo foi a vez de Ramirez substituir Júlio Baptista e Grafite entrar no lugar de Luís Fabiano. 

A seleção portuguesa jogou com o seguinte elenco: Eduardo, Brunão Alves, Duda, Ricardo Carvalho, Cristiano Ronaldo, Danny, Pepe, Raul Meireles, Tiago, Ricardo Costa e Fábio Coentrão. As três substituições ocorreram no segundo tempo: Simão no lugar de Duda, Pedro Mendes substituiu Pepe e Miguel Veloso, Raul Meireles.