Pedala! Saiba mais sobre o ciclismo. Um esporte barato, que se adapta ao seu ritmo e hor?rio e que pode ser praticado por todas as idades

Fernanda Leonel
Rep?rter
27/04/2006
O ciclista profissional Marcelo Ara?jo explica como deve ser regulado o banco da bicileta para a pr?tica do esporte de acordo com cada tipo f?sico e tamb?m apresenta as diferen?as de uma bike de competi??o. Clique no ?cone!

Veja!

"? como andar de bicicleta: a gente nunca esquece". Quem nunca ouviu ou disse essa frase por a? que coloque o p? no pedal primeiro. E depressa! Diga-se de passsagem, porque o ciclismo est? em alta e pode trazer muitos benef?cios para a sa?de.

Tudo come?ou com a inven??o maluca do alem?o Karl Drais que deu origem ao rascunho do que hoje conhecemos como bicicleta. Em 1816, ele resolveu colocar um guid?o em um cel?fero, ve?culo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira, em forma de cavalo, e acionado por impulsos alternados dos p?s sobre o ch?o. Colocou o guid?o e deu o pontap? inicial para todas as transforma?es que chegariam ao ve?culo de duas rodas tal como conhecemos hoje.

Bicicleta, bike, magrela. Defini?es diferentes para um ve?culo que ora ? divers?o, ora ? meio de transporte, ora pode unir essas duas coisas e se transformar em um esporte radical. Praticar o ciclismo, com a defini??o de esporte competi??o ou esporte para fazer bem a sa?de, pode ser uma op??o barata e com flexibilidade de hor?rios para ganhar qualidade de vida.

O ciclista profissional Marcelo Ara?jo (foto abaixo) pratica o ciclismo, desde os 16 anos. Nesse meio tempo j? parou, voltou e hoje dedica-se meio per?odo do dia para o esporte. J? foi medalha de bronze no campeonato brasileiro e se declara um apaixonado pela pr?tica da modalidade. ? dele a defini??o das faixas et?rias apropriadas para o ciclismo:

"N?o h? restri??o de idade, o ciclismo faz bem para todo mundo, desde a crian?a que j? se equilibra sobre as rodas at? o senhor ou senhora mais idosos que queiram mudar a rotina. ? claro, que dentro disso h? de se observar as ressalvas para cada idade."

As ressalvas que o competidor cita, dizem respeito aos mais novos e aos mais velhos. Para ele, sempre ? bom lembrar que pessoas com mais de 40 anos, devem, assim como para a pr?tica de qualquer esporte, consultar um m?dico para entendimento das suas condi?es f?sicas. Com rela??o ?s crian?as, a observa??o ? feita para casos onde elas precisem andar pelo tr?nsito da cidade."Acho que ? preciso ter pelo menos 14 anos para uma no??o de tr?nsito segura", afirma Marcelo.

Outra caracter?stica do esporte tamb?m ? citada pelo atleta. "O ciclismo ? uma atividade de condicionamento f?sico, n?o de habilidade como outra modalidade." De acordo com Marcelo, n?o h? o risco, por exemplo, de algu?m querer praticar o ciclismo e n?o conseguir porque n?o possui o dom, como acontece no futebol, por exemplo. ? preciso prepara??o f?sica para ser um "bom corredor de bike". E isso ? algo poss?vel de ser conquistado por todos, desde que haja ritmo e disciplina.

Benef?cios e cuidados

Assim como a nata??o (leia), o ciclismo ? um exerc?cio que elimina o impacto do peso corporal, j? que todo peso do praticante ? apoiado sob o banco. As vantagens dessa caracter?stica est?o no fato que ele n?o agride as articula?es, parte do corpo que acaba impedindo muita gente de cair na vida desportiva.

A elimina??o do peso corporal tamb?m possibilita que pessoas acima do peso pratiquem o esporte sem sentir tanto cansa?o. Al?m do cansa?o j? natural gerado pela pr?tica de exerc?cios f?sicos, a pessoa mais "gordinha" tende a ficar com mais pregui?a por ter que carregar o peso do seu corpo. Esse excedente prejudica mais as articula?es da pessoa, no caso de exerc?cios que n?o eliminem o impacto, o que n?o ? o caso do ciclismo.

A musculatura da perna tamb?m ganha muito com as pedaladas. Andar de bicicleta define m?sculos e d? mais flexibilidade e resist?ncia aos membros inferiores. Para todo o corpo, vale lembrar que quem pratica o ciclismo ganha tamb?m em condicionamento cardiovascular.

Para quem n?o gosta de ficar parado em uma academia, por exemplo, o esporte tamb?m ? muito indicado, mesmo porque n?o h? nada de rotineiro durante a pr?tica. "Nem tem como definir a higiene mental que se consegue pedalando. Ar fresco na cara, vento no corpo e paisagens bonitas", brinca Marcelo Ara?jo.

Quer um motivo maior ainda? O ciclismo ? um dos campe?es em gastos de calorias. Se voc? optar por alternar espa?os planos com aclives, melhor ainda. ? poss?vel gastar, de 600 a 1.000 calorias em uma hora de pedalada, dependendo do metabolismo do praticante. Mas pedalando sem parar, ? importante frisar! No ciclismo se pedala at? mesmo durante as descidas.

No que diz respeito ?s desvantagens, ? preciso ficar atento ? postura. Marcelo Ara?jo garante que ? um mito dizer que a pr?tica do ciclismo prejudica a coluna, que o que acontece ? que a pessoa fica tensa, n?o se alonga e acaba ficando com um certo inc?modo conseq?ente da tens?o. "O ciclismo em si n?o prejudica a coluna, mas quem tem problemas j? deve ficar atento", ressalta.

Onde praticar em Juiz de Fora
De acordo com Marcelo Ara?jo, em Juiz de Fora n?o h? muitos locais para a pr?tica do ciclismo. Ele ressalta que a BR 040, apesar de ser auto estrada, ainda ? o lugar preferido dos ciclistas da cidade. Na pista h? acostamento, o que, segundo o atleta, ? a caracter?stica que mais deve ser observada por quem pretende andar de bicicleta como pr?tica de esporte.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tamb?m ? um local muito procurado pelos praticantes, mas Marcelo acredita que o esporte acaba de perder um local de treinamento j? que com as mudan?as efetuadas no tr?nsito do campus no ?ltimo m?s, v?rios quebra-molas passam a fazer parte das vias. "Quebra-mola, assim como sinais de tr?nsito nas principais ruas de acesso da cidade, quebram o ritmo de quem pratica a atividade f?sica", explica, j? justificando porque a pr?tica nas avenidas da cidade ? invi?vel.

A UFJF divulgou nota afirmando que as mudan?as no tr?nsito e a constru??o de uma ciclofaixa v?o beneficiar os atletas e os ciclistas. Mas Marcelo, acredita que mesmo com a constru??o da ciclofaixa o esporte fica prejudicado com as altera?es no tr?nsito. Ele afirma que a faixa destinada ?s bicicletas ? pequena e que o esportista vai ter que dividir espa?o com outras pessoas que andam em velocidades diferentes. "Depende da finalidade que voc? tem com a sua bicicleta. Se voc? quer passear, ter lazer, a faixa tem utilidade e pode at? ser muito v?lida. Mas para a pr?tica do esporte, para ganhar velocidade, acredito que n?o vai trazer grandes ganhos".

Na regi?o do Acesso Norte, entre os bairros Benfica e Industrial h? uma ciclovia. Marcelo indica o local para quem prefere ambientes planos. Para o ciclista problema encontrado para o pr?tica da atividade no local est? no fato de as bicicletas terem que dividir espa?o com os pedestres, o que acaba gerando um certo desconforto para o ciclista que tem sempre que parar em raz?o dos pedestres.

O que levar para a caminhada de bike

  • Capacete - Nunca se sabe quando ? que o tombo vai aparecer. Ciclismo trabalha com velocidade e asfalto. Duas coisas que n?o combinam.

  • Luvas - A m?o ? a parte do corpo que est? em maior exposi??o no caso da bike. Se voc? cair e estiver de luvas, evita machucar a parte que obrigatoriamente est? em contato com a bicicleta.

  • Roupa de Lycra - Ajudam a n?o prender os movimentos e consequentemente a se exercitar melhor. N?o atrapalha a circula??o e s?o mais leves para exerc?cios aer?bicos.

  • Garrafinha com ?gua - Toda aten??o ? pouca quando o assunto ? hidrata??o. Todos precisam de ?gua, principalmente quem est? exposto a atividades intensas como ? o caso do ciclismo. O pot?cio encontrado na ?gua ? de extrema import?ncia para os atletas. L?quidos isot?nicos tamb?m s?o importantes.