Competição nacional de Donwhill será realizada em Juiz de Fora
Repórter
Juiz de Fora vai sediar uma competição nacional de Donwhill, modalidade esportiva que é uma variação do ciclismo, na qual os pilotos cumprem percursos definidos em descidas de morros e montanhas. A prova está agendada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro e a organização aguarda o repasse de verba do governo federal para a realização.
A largada ocorre no Morro do Cristo, na trilha conhecida como Trilha do Tostão, e a chegada está prevista para a rua Constantino Paleta, no Centro. A largada é feita de forma individual e cada piloto portará um chip, que marcará o tempo e a velocidade.
O que define a competição é o tempo, além de ser necessária muita habilidade dos atletas. "Existem obstáculos naturais, como galhos de árvores, pedras, curvas e depressões. Além disso, são colocados obstáculos como rampas, que aumentam o desafio e tornam o percurso mais interessante", explica o ciclista e organizador da prova, Miguel Giovanini.
Outras provas de Donwhill já foram realizadas em Juiz de Fora, mas esta será a primeira vez que a cidade sedia uma prova de âmbito nacional. "A expectativa é de receber competidores de várias regiões do Brasil, reunindo cerca de 200 atletas", informa Giovanini.
Além do caráter competitivo, a ideia é despertar a atenção da população e do poder público para a necessidade de recuperação da região do Morro do Cristo. "Durante a competição, buscaremos explorar a área de forma sustentável, englobando meio ambiente, comunidade e atividade esportiva."
Durante a prática do Donwhill são utilizados equipamentos especiais, como a bicicleta, que apresenta cerca de 20 quilos a mais que a tradicional. Além disso, os pneus são reforçados e os freios são hidráulicos. Os atletas utilizam proteções para os cotovelos, ombros, joelhos, costas e cabeça.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!