Segunda-feira, 20 de julho de 2009, atualizada às 17h

Cem mil vagas para educação profissional são abertas em Juiz de Fora e região

Marinella Souza
Repórter

O Programa de Educação Profissional para Educação de Jovens e Adultos (PEP EJA) integrado ao Ensino Médio já está funcionando em 2 75 municípios de Minas Gerais.São oferececidos três cursos integrados: Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria.

Segundo a diretora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual de Educação, Edir Petruceli Xavier, a escolha dos cursos a serem ministrados não foi aleatória. "Os cursos foram pensados de acordo com as necessidades de cada região. Em Belo Horizonte, vamos oferecer os três cursos, em Juiz de Fora, serão oferecidos os cursos de Administração Empresarial e Gestão de Pequenas Empresas para atender ao mercado local.

Os cursos terão duração de dois anos e meio, com carga horária de 20 horas semanais. A metodologia escolhida é o Telecursoda Fundação Roberto Marinho, desenvolvida pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. O objetivo desse método é que o aluno seja protagonista do conhecimento por meio da observação, reflexão e discussão dos conceitos junto com o orientador. Os próprios educadores da rede estadual de ensino serão os responsáveis por ministrar os cursos e, para isso, receberão apoio pedagógico através de encontros virtuais e presenciais.

O Programa atenderá 24.120 alunos de 379 escolas de todo o Estado. Os interessados devem procurar a diretoria das suas escolas para obterem informações sobre os procedimentos de inscrição. Serão montadas 603 turmas. A previsão é de que o PEP EJA comece a funcionar já no dia 24 de agosto.Em Juiz de Fora duas escolas serão beneficiadas. São elas: Escola Estadual Duque De Caxias e Escola Estadual Prof. Teodoro Coelho.

Para Edir, essa é uma oportunidade imperdível para quem quer retomar os estudos. "Esse é um programa de Nível Médio. Em dois anos e meio a pessoa conclui a educação básica  mais a técnica e sai com um certificado de qualificação profissional,  que a torna apta para conseguir emprego na área que desejar.Além disso, pode prosseguir com os estudos depois, fazer uma faculdade", ressalta.