Estevam cai depois de empate contra o Oeste

Matheus Brum Matheus Brum 19/09/2016

Estevam Soares não aguentou mais um resultado ruim à frente do Tupi e acabou saindo do clube. O agora ex-treinador se reuniu com a diretoria na tarde de ontem, que selou a saída.

Estevam dirigiu o time de Santa Terezinha 19 vezes, com 5 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. Curiosamente, os dois treinadores do clube na Série B caíram depois de partidas contra o Oeste.

Nenhum nome ainda foi especulado, mas já começam a surgir boatos de que Léo Conde e Felipe Surian, treinadores com várias passagens em Juiz de Fora, são os favoritos para assumir o comando do clube nessas doze últimas rodadas.

O Jogo

Jogo às nove horas da noite, estádio vazio e um time que gosta de ficar trocando passes, muitas vezes sem criatividade. O cenário já mostrava que a noite em Osasco, mais precisamente no Estádio Prefeito José Liberatti, não seria das melhores. E realmente não foi. Foram 93 minutos de futebol chato, burocrático e com apenas duas chances claras de gols. Com tão pouca emoção, a rede não balançou, e a partida terminou 0 a 0.
O início até que pareceu promissor. Logo aos dois minutos, Marquinho avançou pela direita e cruzou rasteiro em direção a Ricardo Bueno, que chegou atrasado e não conseguiu completar para o gol. 

Depois desse lance, o jogo esfriou. Basicamente, virou uma “guerra tática” entre os dois treinadores. De um lado, Fernando Diniz primava pelo toque de bola, fazendo com que seus jogadores trocassem passes, muitas vezes sem objetividade. Do outro, Estevam Soares colocava o Tupi todo no campo de defesa, marcando meio campo. Desse jeito, o Oeste não conseguia penetrar na defesa carijó. Em contrapartida, com o time recuado, as chances de encaixar contra-ataque diminuíam.  

Para completar o problema da falta de contragolpes, Vinícius Kiss sentiu lesão no tornozelo, e foi substituído por Pedrinho. Com isso, o Galo perdeu a principal opção de velocidade. Ainda mais porque o meia entrou mal e praticamente não tocou na bola.

O jogo estava tão parado que os goleiros não trabalharam até o minuto 41, quando Léo Artur arriscou um chute da meia-lua, para fácil defesa de Rafael Santos.

No segundo tempo, o Tupi tentou se impor mais no jogo, e conseguiu dar um “calor” no Oeste. Aos cinco minutos, Hiroshi lançou Jonathan na esquerda. O camisa 11 ganhou dos zagueiros e saiu cara-a-cara com o goleiro Felipe. Mas, na hora do chute, tentou caprichar demais e mandou por cima do travessão.

A pressão carijó, no entanto, foi diminuindo com o tempo. Após os 15 minutos, o Oeste voltou a ter o controle da posse de bola, mas sempre com o problema da objetividade.

Sabendo que não estavam conseguindo penetrar na defesa alvinegra, graças ao bom posicionamento defensivo dos jogadores do Tupi, os rubro-negros começaram a arriscar de fora da área. Muitos estavam com os pés descalibrados e isolavam. Apenas Mike e Léo Artur acertaram a direção do gol, mas, Rafael Santos estava lá para defender.

Desse jeito, o jogo foi se arrastando até o apito final. Com o resultado, o Tupi continuou a sina de não vencer times que lutam contra o rebaixamento. Já são 9 jogos, com 7 derrotas e 2 empates contra equipes que estão abaixo da 15ª posição. Para piorar, o empate manteve o “Fantasma do Mineirão” na 18ª colocação, com a diferença de seis pontos (31 a 25) para o primeiro time fora do Z-4, o próprio Oeste.

O próximo compromisso do time de Santa Terezinha é contra o Brasil de Pelotas, nesse sábado, 24, às 18h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.

Ficha Técnica

Placar final: Oeste 0 vs 0 Tupi

Oeste: Felipe, Felipe Rodrigues, Bruno Silva, André Castro e Marquinho; Rodolfo (Pedro Carmona), Daniel Simões e Léo Artur; Crysan (Wellington), Mike e Ricardo Bueno (Marcus Vinícius). Técnico: Fernando Diniz

Tupi: Rafael Santos, Douglas, Gabriel Santos, Thiago Sales e Luiz Paulo; Renan Teixeira, Recife, Vinícius Kiss (Pedrinho (Ygor)), Jonathan e Octávio; Hiroshi (Thiaguinho). Técnico: Estevam Soares

Arbitragem: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ), auxiliado por Gabriel Conti Viana (RJ) e Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)

Estatísticas
Oeste Tupi
Posse de Bola 72% 28%
Passes Errados 42 27
Finalizações 14 (4 certas e 10 erradas) 2 (0 certas e 2 erradas)
Cruzamentos 26 (3 certos e 23 errados) 6 (1 certo e 5 errados)
Desarmes 10 13
Faltas Cometidas 8 10
Cartões 2 amarelos 4 amarelos
Lançamentos 10 (3 certos e 7 errados) 31 (7 certos e 24 errados)
Impedimentos 1 1

Matheus Brum nascido e criado em Juiz de Fora, jornalista em formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e desde criança, apaixonado pelo Flamengo e por esportes. Já foi estagiário na Rádio CBN Juiz de Fora. Atualmente é escritor do blog "Entre Ternos e Chuteiras"; colaborador da Web Rádio Nac, apresentando uma coluna de opinião diariamente; editor e apresentador do programa Mosaico, que vai ao ar semanalmente na TVE, canal 12, e é membro da Acesso Comunicação Júnior, Empresa Júnior da Faculdade de Comunicação da UFJF, trabalhando no Departamento de Projetos e no núcleo de Jornalismo.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Estevam cai depois de empate contra o Oeste