Segunda-feira, 11 de agosto de 2008, atualizada ?s 11h26

Juiz de Fora volta a sediar circuito das grandes provas de cavalo atrav?s da Copa Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador

Marinella Souza
*Colabora??o

Depois de oito anos e meio longe do circuito das grandes provas de cavalo, Juiz de Fora volta a sediar evento de grande porte no setor. Entre 16 e 17 de agosto, a cidade vai ser palco da I Copa Oficializada do Cavalo Mangalarga Marchador - o evento pontua para a Copa de Cavalo Mangalarga Marchador, temporada 2009.

Segundo a assessoria, a expectativa ? de que cerca de cem cavalos participem da prova. As inscri?es est?o abertas at? quinta-feira, 14 de agosto e devem ser feitas pelos telefones: (35) 3343-1073 ou (35) 3343-2195 e custam R$ 50 - valor que deve ser pago no dia da abertura do evento.

Uma estrutura est? sendo montada no Granjeamento Pa?o Del Rey, Km 793 da BR-040, segundo a assessoria, com o objetivo de garantir a seguran?a dos animais, dos propriet?rios e tamb?m dos espectadores.

Resgate

Para um dos organizadores do evento, D?nis Nogueira Pinto, essa ? uma forma de "resgatar a tradi??o de colocar os animais de grande porte nas pistas da cidade". D?nis comenta que fazer o evento anual na cidade ? o grande desafio da equipe organizadora.

Criador de Mangalarga Marchador h? mais de 20 anos, Jos? Janu?rio acredita que a Copa ? importante n?o s? para os criadores como tamb?m para a cidade. "Desde junho de 2000 que Juiz de Fora n?o tem uma prova desse tipo, ao passo que cidades bem menores t?m marchas assim. Estamos contando com o apoio dos amigos para realizar um evento bonito", diz.

Janu?rio explica que o objetivo de todos os competidores que exp?em seus cavalos em uma prova como essa, que ? s? de marcha, ? classificar para a exposi??o nacional. "Nessa Copa n?o tem provas, ? s? andamento, o objetivo ? pontuar para a nacional. S? vai para l? quem pontua em uma exposi??o como essa".

Exames obrigat?rios

? imprescind?vel que os propriet?rios apresentem os exames de Anemia Infecciosa Eq?ina (AIE) e Atestado Negativo de Influenza Eq?ina (GTA). A avalia??o come?a ?s 10h, no s?bado, 16 de agosto, mas os animais devem estar no local com uma hora de anteced?ncia para que os propriet?rios confirmem a inscri??o.

Outras atra?es

Al?m da Copa do Cavalo Mangalarga Marchador, outras atra?es est?o programadas para os dois dias do evento. No s?bado, ?s 20h, a banda Lotus Roadway faz um show para animar os espectadores e ?s 22h vai ser a vez da dupla Osmar e Arantes dar o tom sertanejo ao evento.

O domingo,17 de agosto, est? reservado para atra?es esportivas e culturais que incremenam o evento. ?s 10h vai ter in?cio o circuito de montain bike e ?s 12h, o I Desafio 4 X 4 com provas de obst?culo. A partir das 18h, um show do grupo K-ariocas encerra as festividades.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF