Pombo-correio Ao contr?rio do que todo mundo pensa, o pombo ? mensageiro na vida real

Renata Cristina
23/02/07

Em desenhos animados, ele desperta curiosidade. Voa de um lado para o outro e entrega mensagens, encomendas, al?m de ser o amigo fiel de seus donos. Tamb?m na vida real, o pombo-correio ? sin?nimo de intelig?ncia. E acreditem: ele sempre retorna ao seu lar, independentemente da dist?ncia.

Ao contr?rio do que muita gente pensa, estes animais n?o s?o capazes de chegar a v?rios destinos, como por exemplo, em diferentes reparti?es, entregando cartas. Na verdade, essas aves conseguem sempre voltar para o local onde foram criadas.

Da? vem aquela d?vida: como eles eram utilizados nas guerras ou em outras ?pocas da hist?ria? No caso das guerras, os soldados levavam pombos para os locais de combate e enviavam mensagens para o quartel, por exemplo. Para isso, o ex?rcito tinha sua pr?pria cria??o e realizava treinos com os pombos. No per?odo antes de Cristo, h? cerca de 1.800 anos, o animal tamb?m era usado como mensageiro e levado em expedi?es e longas viagens.

Caracter?sticas do pombo-correio

Para quem n?o conhece bem esta esp?cie de pombo, ela ? muito diferente daquela que vemos pelas ruas, em pra?as e centros urbanos. Robusto, com a asa comprida e o peitoral empinado, ele parece ser o "rei do pombal". ? capaz de voar at? 800 quil?metros por dia. Some a isto a capacidade de orienta??o, ainda n?o explicada cientificamente, mas com tr?s fatores relevantes.

Foto Pombas no Pombal Foto Pombas no Pombal Foto Pombas no Pombal

O primeiro deles ? o potencial para identificar pontos de refer?ncia. Diferentemente dos seres humanos, os pombos s?o capazes de enxergar 30 vezes mais. Por isso, quando est?o sobrevoando uma a?rea, conseguem gravar locais e, inclusive, enxergar longas dist?ncias. "H? pombos do Rio de Janeiro que reconhecem seus lares quando est?o em Barbacena", exemplifica o m?dico veterin?rio Gerardo Rodrigues Valle J?nior (foto abaixo), especialista em farmacologia av?cola.

Foto Milena e Clara Os pontos cardeais tamb?m auxiliam o censo de orienta??o do pombo-correio. O sol ? um grande referencial para esses animais, capazes de nos dar boas aulas de geografia. "Ao meio-dia, essas aves n?o conseguem se localizar e ficam sobrevoando uma mesma ?rea, s? para identificarem seu trajeto", diz J?nior.

Durante a noite, a viagem ? interrompida, mas at? o entardecer esses pombos podem se utilizar de estrelas e da lua para chegarem aos seus destinos. Na parada, eles aproveitam para dormir, beber um pouco de ?gua e se alimentar.

Outro fator que ajuda na orienta??o do animal ? a chamada "b?ssola cerebral". O pombo-correio possui pr?ximo de seu hipot?lamo, uma regi?o rica em ferrocianina, que interage com o campo geomagn?tico da terra. Desta forma, alguns pesquisadores acreditam que o potencial de localiza??o do animal pode tornar-se ainda mais agu?ado.

Cuidados na cria??o

Ao adquirir um pombo-correio o primeiro procedimento ? registr?-lo na Federa??o Columb?fila Brasileira. Na aquisi??o do documento, o animal ser? identificado e ganhar? uma anilha, pulseira com o n?mero de registro (foto). Outra op??o, ? colocar um ship rastreador para identificar chegadas e sa?das do pombo, em competi?es.

Se bem cuidados, essas aves n?o transmitem doen?as, como dizem popularmente. De acordo com Gerardo, o pombal deve sempre estar limpo e, de prefer?ncia, ter uma ?rea para o dep?sito das fezes, sem que haja contato com o animal. "? indicado um fosso, com uma dist?ncia pequena, da mesma forma que fazem nas gaiolas", recomenda.

Foto Pombas no Pombal Foto Pombas no Pombal

A alimenta??o ? outro fator importante na cria??o do pombo-correio. Uma dieta balanceada a base de milho e diversas sementes, como girassol e alpiste, podem ajudar na nutri??o destes animais. ? importante estar atento a ?gua no pombal e deix?-la sempre fresca e limpa. A indica??o do veterin?rio ? de troc?-la, no m?nimo, tr?s vezes ao dia.

Para um bom condicionamento f?sico, principalmente para competi?es, ? necess?rio um treinamento, como fazem os atletas. Diariamente, s?o recomendadas duas horas de v?o ao redor de suas casas. Uma na parte da manh? e outra na parte da tarde.

Em Juiz de Fora, h? o Clube Columb?filo Asa de Ouro. O telefone de contato ?: (32) 3224-6020 ou 3082-0572.