[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Estresse, seu maior inimigo no vestibular

::: 17/11/2003



O vestibular est? ?s portas novamente. Tanto para os marinheiros de primeira viagem quanto para os j? veteranos ? um momento de grande ansiedade. Adrenalina a mil... Se na reta final estamos assim, na hora da prova ent?o... S?o muitos os efeitos que esse excesso de adrenalina causam no seu organismo, mas o principal deles neste momento ? que voc? n?o consegue desenvolver plenamente sua capacidade intelectual, seu poder de racioc?nio. Para alguns que est?o muito bem preparados ? como perder um p?nalti sem goleiro aos 45 minutos do segundo tempo. E ent?o, o que fazer?

Recentemente tive a oportunidade de conversar com o diretor de um dos cursos preparat?rios para vestibular de Juiz de Fora. Durante nosso papo ele me disse que havia tr?s grupos de candidatos:

  • Aqueles que n?o se prepararam adequadamente - apenas foram ?s aulas - e durante v?rios simulados nunca alcan?aram uma nota razo?vel e conseq?ente mente n?o t?m chances
  • Aqueles do grupo intermedi?rio. S?o alunos que ora foram bem no simulado, ora n?o t?o bem o suficiente e com isso t?m chances de passar, mas s?o inc?gnitas
  • E por ?ltimo, aquele grupo dos que sempre tiveram um desempenho com sobras para acreditar que j? t?m a vaga praticamente garantida.

    Mas, porque este "praticamente" para o terceiro grupo? Bem, segundo o diretor, a ?nica coisa que poderia impedi-los de alcan?ar o sucesso pretendido seria a ansiedade, o estresse, o nervosismo no momento da prova.

    Coincidentemente, depois deste fato, fui procurado por uma amiga psic?loga que trabalha com vestibulandos e queria uma sugest?o de uma din?mica ou atividade para uma palestra que daria e cujo objetivo era trabalhar a ansiedade da galera. Na hora me ocorreu uma atividade que fa?o em um de meus cursos. Conversamos e achamos que a atividade atenderia muito bem ao que precis?vamos. Al?m de servir para a palestra dela seria a oportunidade de ter dados para ilustrar este artigo. J? apliquei a mesma din?mica v?rias vezes, mas esta seria a primeira delas em que iria tabular os dados e trabalh?-los "mais cientificamente".

    A atividade consistia em uma prova com 13 quest?es e que deveria ser respondida em 3 minutos. A cada minuto que excedesse ao combinado a pessoa perderia 1 ponto. A meta seria 11 acertos em 13. As palavras iniciais e a apresenta??o da atividade foram cuidadosamente preparadas para gerar um clima bastante estressante, at? mesmo de medo. De cron?metro em punho e com todos meio assustados iniciou-se a prova. A cada 30 segundos fal?vamos o tempo decorrido e quanto faltava. Olh?vamos as provas e ao andar faz?amos barulho com os sapatos. Quando o tempo terminou fomos corrigir as provas. A partir da?, muitas gargalhadas. S? quando tudo terminou ? que os participantes foram dar conta das respostas absurdas que haviam dado. Isto mesmo, a prova foi elaborada com 5 quest?es de racioc?nio simples (do tipo o que pesa mais meio quilo de chumbo ou um quilo de penas) 7 pegadinhas bem bobinhas (por exemplo, uma que perguntava sobre o ovo de um pato) e 1 apenas de racioc?nio l?gico e s?ria.

    Vamos aos resultados. M?dia das provas: nota 6. Maior nota: 11 (isto porque a pr?pria aluna disse que j? conhecia algumas quest?es e ainda assim errou 1 que j? conhecia). Menor nota: 3 (tamb?m foi a que mais repetiu)

    O certo ? que era uma prova para fazerem 12 pontos. Apenas uma quest?o era dif?cil. Para se ter uma id?ia, 75% dos alunos sem perceber o enunciado da quest?o marcaram que pato - veja bem n?o ? pata - bota ovo. 65 % dos participantes colocaram que meio quilo de chumbo pesa mais ou igual a um quilo de penas. 25 % colocaram que uma d?zia de selos de dois centavos continham 6 selos.Voc? pode estar rindo agora e achando que teria acertado todas as quest?es, mas a verdade ? que, embora n?o tenha quantificado os resultados das in?meras vezes que apliquei esta din?mica no curso de telemarketing a nota m?dia era 5 ou 6. E ? bem prov?vel que voc? tamb?m n?o fugiria muito ao padr?o. Mas, a que se deve isto? Simples: estresse.

    O mecanismo do estresse embota nossos sentidos limitando nosso c?rebro. Conhe?o algumas pessoas - e quem n?o conhece ao menos uma? - que eram verdadeiros g?nios, mas que s? passaram no 3? ou 4? vestibular. Uma amiga minha por quatro vezes teve que deixar a sala de provas por passar mal. A press?o subia tanto que em um dos vestibulares teve sangramento no nariz e ensang?entou a prova. Mesmo sendo muito estudiosa e conhecedora das mat?rias s? conseguiu passar no 5? vestibular.

    Na din?mica que citamos acima, durante o bate papo com os alunos, muitos disseram que n?o tinham lido certa palavra, ou n?o tinham visto determinado detalhe. E ? verdade. N?o eram apenas desculpas. ? isto que o estresse faz em nossas mentes. Alguns disseram que quanto mais eu falava sobre o tempo mais sentiam vontade de me tamparem algo ou mesmo me esganar. Curioso ? que ao final do debate eles pediram uma palestra para os pais. Ser? porque? Outro fato interessante: alguns alunos n?o souberam controlar o tempo. Entregaram a prova sem responder todas as quest?es. Se detiveram demais na quest?o dif?cil e esqueceram das outras seguintes. Como isto ? comum. Vale aqui a dica: se encontrar dificuldade em uma quest?o siga em frente e depois, quando tiver feito as que voc? sabe, volte e a? sim, invista tempo nela.

    Voltando aos tr?s grupos de candidatos, segundo o diretor que citei, ao primeiro uma dica: apeguem-se ?s suas cren?as, ore ou reze muito, milagres acontecem. Aos outros dois grupos tamb?m ? importante orar ou rezar, mas para que voc?s possam manter a calma e realmente realizarem o que sabem. Controle o estresse e o nervosismo. Como? Cada um poder? descobrir sua pr?pria receita. Algo que te relaxe e o ajude. Voc? encontrar? um bom roteiro no artigo que escrevi no ano passado Contagem regressiva para o Vestibular. As dicas continuam atuais como nunca... No pr?ximo artigo abordaremos outras dicas.

    Ser?o mais de 5.000 vagas entre faculdades p?blica e particular. Se voc? se preparou adequadamente, mantenha a calma e confirme a sua.

    N?o espere. Fa?a acontecer!


    Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
    formado pelo Centro de Ensino Superior
    de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
    Saiba mais clicando aqui.

    Clique aqui e envie sua pergunta
    para o consultor Eduardo Santos.