Gatos

*colabora??o
12/09/05

Apesar da maioria das pessoas gostar de animais, ?s vezes ? dif?cil ter um bichinho de estima??o e morar em um apartamento ou uma casa pequena. Por isso, ter um gato pode ser uma boa op??o!

Com uma personalidade selvagem e independente, mas ao mesmo tempo doce e af?vel, os gatos s?o capazes de conquistar e encantar qualquer pessoa, como se fossem uma obra de arte que ganha vida. O jeito charmoso e leve de andar, balan?ando sutilmente o rabo, os olhos grandes e brilhantes e as fa?anhas para tentar pegar um brinquedo fazem com que esse animal ganhe a admira??o de todos. Com ra?a ou vira-lata, o gato ? uma boa companhia e merece cuidados.

Ao adquirir ou adotar o animal, a primeira coisa a se fazer ? visitar o veterin?rio para um exame detalhado, vermifuga??o e vacina??o. Al?m disso, ? importante se informar sobre castra??o e esteriliza??o.

O macho tem instinto de guardi?o e tenta defender e delimitar seu territ?rio com jatos de urina. Para diminuir esse comportamento o mais indicado ? a castra??o quando o animal possui de sete a nove meses e ainda n?o adquiriu esse h?bito. J? as f?meas, durante o cio, emitem miados caracter?sticos, semelhantes ao choro de beb?s, para atrair os gatos. Esses sons podem desaparecer por completo depois da esteriliza??o.

Outro cuidado ? a alimenta??o. Segundo a criadora S?nia Nobre (foto ao lado), se a ra??o n?o for de boa qualidade, em um per?odo de dois anos os animais podem desenvolver problemas de f?gado e c?lculo renal. "? prefer?vel gastar um pouco mais comprando uma ra??o de qualidade e espec?fica para a ra?a e idade do animal", indica a criadora.

O veterin?rio Edvaldo Gueiros Filho alerta para um ponto importante: a quantidade de comida. "O problema mais comum com gatos ? o excesso de alimento. O propriet?rio tem que tomar cuidado com a quantidade oferecida e seguir a medida indicada pelo fabricante para que o animal n?o fique obeso. Se o felino for castrado, a ra??o deve ser de baixas calorias", explica.

O gato ? um animal muito limpo e faz sua "toalete" regularmente, utilizando a l?ngua como se fosse um pente para tirar a poeira, p?los mortos e outras sujeiras. Apesar disso, ? necess?rio dar um banho no animal uma vez por m?s e escov?-lo diariamente, principalmente quando possui p?los longos.

"O ideal ? deixar a ?gua morna e usar xamp? neutro. Se o animal estiver acostumado, pode-se usar um secador para que n?o se desenvolvam problemas da pele ou deix?-lo se secar no sol. Todos os dias ? preciso escovar o gato para tirar os p?los mortos, evitar que se formem n?s e massagear a pele", explica S?nia.

Al?m do cuidado com o banho, a criadora ressalta a limpeza dos olhos dos felinos, principalmente de ra?as com a face achatada, como persas e himalaias. Nessas esp?cies, as l?grimas que umedecem os olhos n?o s?o bem drenadas e tendem a escorrer sobre a parte saliente do focinho, formando uma esp?cie de remela. Se a limpeza n?o for feita, a secre??o vai se acumulando e pode chegar a ferir o animal quando for retirada.

Desde pequeno o gato pode aprender a fazer suas necessidades em um ?nico local: a liteira, que ? uma caixa de pl?stico com paredes altas e com granulado sanit?rio dentro. Esse produto ? pr?tico e higi?nico, j? que absorve a urina e reduz o odor. A liteira deve ser limpa sempre e ficar longe do local onde o animal se alimenta.

Clique aqui e saiba sobre a linguagem dos gatos!

*Rita Couto ? estudante do quarto per?odo de Comunica??o Social da UFJF