Altera?es no comportamento s?o maneiras de comunica??o Se o seu c?ozinho late muito, pula muito, por exemplo, ? porque est? querendo aten??o. Se isso ? grave ou n?o, h? como o dono perceber

Marinella Souza
*Colabora??o
24/09/2008

Belinha (foto abaixo, ? esquerda) ? uma poodle de dez meses que tem um comportamento d?cil e tranq?ilo, mas bastou a campainha tocar que ela corre para ver quem est? chegando. Segundo Janice Ger?nimo, que trabalha na casa dos donos de Belinha, essa a ?nica hora em que ela late. "Ela ? uma cachorra muito meiga e apegada ?s pessoas", define.

Campainha e interfone tamb?m alteram o comportamento da d?cil Fiore (foto abaixo, ? direita), uma cocker spaniel de cinco anos, sendo tr?s sob os cuidados da baba dog Maria Carvalho. Segundo Maria, essa ? uma ra?a "latidora" por excel?ncia, mas Fiore s? exagera mesmo quando ouve os sons da campainha.

O comportamento de Belinha e Fiore ? t?pico de animais que se sentem donos da casa, segundo o veterin?rio Edney Reis. "O animal s? entende duas linguagens: ou ele manda ou ele obedece. O que acontece ? que, muitas vezes, s?o os c?es que determinam a hora de receber carinho, por exemplo".

Reis explica que rea?es como latidos e choramingos s?o a forma que o animal encontra para se comunicar e isso deve ser sempre observado. Saber se o seu c?ozinho est? exagerando na dose ou n?o depende de voc?. "Essas altera?es no comportamento s? passam a ser problema quando incomoda ao dono ou ?s pessoas que convivem com o animal. Se voc? tem cinco vizinhos e tr?s reclamam do seu cachorro ? porque algo est? errado".

Foto de
 uma cadela poodle preta Se voc? j? est? cansado de ouvir as pessoas reclamarem do seu cachorrinho ou se ele j? est? atrapalhando a rotina da sua fam?lia por causa de latidos fora de hora, ou porque ele est? lambendo as m?os e p?s das pessoas, saiba que tem solu??o. Em primeiro lugar, ? preciso entender que todos esses comportamentos s?o maneiras que ele encontrou de chamar aten??o e pedir carinho e obt?-lo na hora em que deseja.

Reis garante que o animal pode mudar, ainda que esteja velho, mas ? preciso que mudem o dono e todo o ambiente em que o c?ozinho est?. "O cachorro muda com um m?s e muda com 22 anos, mas o dono tem que mudar tamb?m. O c?o aceitou ser domesticado porque no seu habitat ele tem uma escala hier?rquica de lideran?a e o l?der ? 'Deus', ? inquestion?vel. O l?der eleito pelo cachorro pode resolver todos os problemas do animal".

Foto de uma
cadela cocker spainel marrom e branca Segundo ele, em casos extremos, o uso de drogas ? aconselh?vel, mas, na maioria das vezes, apenas a mudan?a no comportamento do dono j? ? v?lida. O c?o tem que entender quem manda na casa, tem que ser tratado como animal, n?o como membro da fam?lia.

Maria revela que Fiore ? tratada com todo cuidado e carinho, mas ? tratada como um c?o. "A dona dela detesta essas coisas de roupinha, lacinho, subir no sof?, na cama". Talvez por isso a cadelinha seja t?o comportada e obediente.

Saiba o significado de cada comportamento, segundo Edney Reis
  • Latir demais - sinal de que tem alguma coisa errada na vizinhan?a, com ele ou na rela??o com o dono
  • Abanar o rabo - sinal de prazer. "N?o ? poss?vel pensar em felicidade para cachorro, embora isso j? seja aceito pelo senso comum"
  • Lamber m?os e p?s - ao contr?rio do que se pensa, n?o ? submiss?o, ? uma forma de agrado, de pedir aten??o. "O c?o n?o demonstra submiss?o ativamente"
  • Pular - comportamento compulsivo para chamar a aten??o
  • Rosnar - sinal de que o animal est? se sentindo desafiado. "Ele conhece tr?s formas de desafio: olho no olho, vocaliza??o e agress?o f?sica"
  • Parar de comer - s? ? doen?a quando o c?o emagrece. "Normalmente ele p?ra de comer a ra??o porque est? se alimentando de outras coisas como p?o e biscoitos"

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF